O problema do letramento ultrapassa as disciplinas de educação básica, graduação, e invade a pós-graduação, dificultando a apropriação de textos teóricos – leitura e escrita – e, consequentemente, a elaboração de trabalhos científicos. Considerando isto, esse artigo relata a experiência pedagógica com a execução do projeto “Práticas de leitura e de escrita no ensino superior: uma proposta de intervenção pedagógica” numa disciplina de pós-graduação de uma instituição pública paraibana. O projeto foi desenvolvido entre os meses de setembro e dezembro de 2015, objetivando contribuir com a formação de pós-graduandos a partir da aprendizagem colaborativa voltada para o letramento acadêmico. Como procedimentos metodológicos desta pesquisa, adotamos a análise de conteúdo tendo como documentos questionários aplicados com os alunos participantes da disciplina acompanhada. Como aportes teóricos, fundamentamos-nos em Bakhtin (2010) a respeito das relações dialógicas dentro das esferas sociais; Celani (2005) sobre as questões de ética em pesquisa aplicada; e Moita Lopes (2004) em relação à construção de conhecimento em estudos aplicados, dentre outros estudiosos sobre a temática. Os resultados de pesquisa evidenciam que os alunos participantes da pesquisa desconheciam gêneros acadêmicos básicos a exemplo dos resumos indicativo e informativo adotados no ensino médio, ou ainda, graduação; e, também, desconheciam os teóricos fundadores de sua área de formação inicial; deste modo, a pesquisa aponta uma lacuna na formação inicial dos participantes da investigação. Concluímos, então, que a pesquisa foi bastante produtiva, pois não apenas identificou problemas pontuais dentro contexto pesquisado, como também sugeriu soluções para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem na pós-graduação.