Este trabalho aborda algumas considerações acerca das concepções de leitura e de texto veiculadas no livro didático de uma turma de formação de professores do curso Normal em Nível Médio. A pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de leitura e de texto presentes no livro, a fim de avaliar o grau dessas concepções e se, estas, estão em consonância com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, optamos por utilizar como aportes teóricos, os Documentos Oficiais, a exemplo das Orientações e dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, e alguns estudos que tratam de questões como leitura e texto. A abordagem metodológica baseou-se no método qualitativo de análise documental, tendo como corpus de análise, o volume I da coleção “Português: Linguagens”, destinada a alunos do primeiro ano do Ensino Médio. O resultado da análise mostra que o livro apresenta várias concepções de leitura e de texto, configurando-se como suporte de conteúdo significativo, porém com algumas lacunas no que diz respeito à maneira como as atividades são propostas, pois encontramos limitações em algumas abordagens.