A conjuntura atual da educação brasileira é um reflexo da dinâmica social, marcada por desigualdades e pela exclusão social, política e econômica de boa parte da população. A partir dessa concepção, este artigo vem refletir sobre a pobreza no contexto educacional, buscando compreender a relação pobreza-educação e suas consequências no âmbito educativo. Assim, como objetivo geral, intuímos investigar a concepção dos alunos sobre a educação como meio para a libertação do ciclo da pobreza e para construção da cidadania. Os objetivos secundários são: conhecer a realidade social dos educandos pesquisados; mostrar a correlação entre o contexto empobrecido e o desempenho escolar; e analisar o perfil dos discentes. Esta pesquisa possui natureza qualitativa e tem como universo de pesquisa alunos do 2º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Anajatubense, escola pública quilombola estadual, tendo por base estudos teóricos sobre pobreza e educação. Além disso, caracterizou-se como uma pesquisa de campo, considerando que realizamos visitas na residência de um dos alunos. Como instrumentos metodológicos, utilizamos entrevista, observação, questionários e registros das informações obtidas. Esta investigação levou a reflexões e compreensões sobre a realidade que envolve a pobreza e a desigualdade social e sobre as possibilidades criadas pela educação para a transformação dessa mesma realidade, assim como para a apropriação de elementos que possibilitem a realização de uma análise do espaço social onde esses sujeitos vivem. Consideramos, pois, que a pobreza deve ser inclusa nas discussões cotidianas realizadas nas de aula, de modo que o currículo esteja contextualizado com as questões sociais e com as experiências dos discentes.