O presente artigo trata-se de um levantamento bibliográfico que investiga encontros científicos nacionais de pesquisa e ensino, vinculados aos canais de divulgação científica, de modo que tem como base de pesquisa a temática sobre a formação inicial de professores de ciências e também sobre a formação inicial em ciências para o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi realizada uma análise quantitativa nos anais dos últimos dez anos (2007-2017). Para esse levantamento foram utilizados como base de dados os anais dos seguintes encontros: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Simpósio Nacional do Ensino de Física (SNEF), Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e Associação Brasileira de Ensino em Biologia (SBEnBio). Para a seleção dos artigos foi selecionado dois filtros para coleta desses: a) seleção por títulos e palavras-chave e b) leitura dos resumos. Durante o período de 10 anos o levantamento nos anais do ENPEC, SNEF, ENEQ e SBEnBIO, considerou a verificação de 2105, dentre os quais 236 tratam sobre a formação inicial para professores de ciências, e 24 sobre a formação inicial em ciências para ensino nos anos iniciais. Observamos que o encontro que mais se pesquisou sobre os temas foi o ENPEC.Com a análise dos anais desses eventos, obtendo uma visão geral dos últimos dez anos, foi possível constatar que a pesquisa sobre o tema de formação inicial em ciências e formação inicial em ciências para o ensino nos anos iniciais tem se mostrado com a necessidade de uma maior abordagem e constata-se que é uma investigação necessária.