Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BATALHA OXIGENADA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTUDANTES, FUNÇÕES OXIGENADAS, RECURSO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36087
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1313
    "inscrito_id" => 1204
    "titulo" => "BATALHA OXIGENADA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Esse artigo tem o objetivo de apresentar uma intervenção com um Jogo Didático na área de Química Orgânica intitulado “Batalha Oxigenada”. Esse jogo tem como propósito envolver e auxiliar os estudantes na aprendizagem no tocante ao conteúdo das Funções Oxigenadas, uma parte da Química Orgânica que aborda os compostos formados por Carbono (C), Oxigênio (O) e Hidrogênio (H). De antemão, é importante estabelecer que, a utilização dos Jogos Didáticos é imprescindível para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que desenvolve habilidades e competências nos estudantes, os direcionando a exercitar a criatividade.  A metodologia escolhida foi o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), proposto por George Kelly (1963) onde é dividido em cinco etapas: (1) Antecipação, (2) Investimento, (3) Encontro, (4) Confirmação ou Desconfirmação e (5) Revisão Construtiva, no texto segue detalhadamente todas as etapas. Este Jogo é voltado para os discentes do terceiro ano do Ensino Médio, por trabalhar um assunto específico desta série. A intervenção foi vivenciada em uma escola de rede Pública Estatual de Pernambuco, situada no Município de Vitória de Santo Antão, a Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Dias Cardoso, com 24 (vinte e quatro) sujeitos e teve como instrumento de coleta de dados, dois questionários, um aplicado antes da intervenção e o outro aplicado após a vivência com o Jogo: Batalha Oxigenada. É importante ressaltar que este jogo, conforme o relato dos estudantes contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem destes, uma vez que, houve a preocupação, o envolvimento, a interação e principalmente a busca pela construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTUDANTES, FUNÇÕES OXIGENADAS, RECURSO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1204_10092017113653.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLY EVILLY DA SILVA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "WELLY EVILLY"
    "autor_email" => "wellyevilly@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36087
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1313
    "inscrito_id" => 1204
    "titulo" => "BATALHA OXIGENADA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Esse artigo tem o objetivo de apresentar uma intervenção com um Jogo Didático na área de Química Orgânica intitulado “Batalha Oxigenada”. Esse jogo tem como propósito envolver e auxiliar os estudantes na aprendizagem no tocante ao conteúdo das Funções Oxigenadas, uma parte da Química Orgânica que aborda os compostos formados por Carbono (C), Oxigênio (O) e Hidrogênio (H). De antemão, é importante estabelecer que, a utilização dos Jogos Didáticos é imprescindível para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que desenvolve habilidades e competências nos estudantes, os direcionando a exercitar a criatividade.  A metodologia escolhida foi o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), proposto por George Kelly (1963) onde é dividido em cinco etapas: (1) Antecipação, (2) Investimento, (3) Encontro, (4) Confirmação ou Desconfirmação e (5) Revisão Construtiva, no texto segue detalhadamente todas as etapas. Este Jogo é voltado para os discentes do terceiro ano do Ensino Médio, por trabalhar um assunto específico desta série. A intervenção foi vivenciada em uma escola de rede Pública Estatual de Pernambuco, situada no Município de Vitória de Santo Antão, a Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Dias Cardoso, com 24 (vinte e quatro) sujeitos e teve como instrumento de coleta de dados, dois questionários, um aplicado antes da intervenção e o outro aplicado após a vivência com o Jogo: Batalha Oxigenada. É importante ressaltar que este jogo, conforme o relato dos estudantes contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem destes, uma vez que, houve a preocupação, o envolvimento, a interação e principalmente a busca pela construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTUDANTES, FUNÇÕES OXIGENADAS, RECURSO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1204_10092017113653.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLY EVILLY DA SILVA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "WELLY EVILLY"
    "autor_email" => "wellyevilly@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esse artigo tem o objetivo de apresentar uma intervenção com um Jogo Didático na área de Química Orgânica intitulado “Batalha Oxigenada”. Esse jogo tem como propósito envolver e auxiliar os estudantes na aprendizagem no tocante ao conteúdo das Funções Oxigenadas, uma parte da Química Orgânica que aborda os compostos formados por Carbono (C), Oxigênio (O) e Hidrogênio (H). De antemão, é importante estabelecer que, a utilização dos Jogos Didáticos é imprescindível para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que desenvolve habilidades e competências nos estudantes, os direcionando a exercitar a criatividade. A metodologia escolhida foi o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), proposto por George Kelly (1963) onde é dividido em cinco etapas: (1) Antecipação, (2) Investimento, (3) Encontro, (4) Confirmação ou Desconfirmação e (5) Revisão Construtiva, no texto segue detalhadamente todas as etapas. Este Jogo é voltado para os discentes do terceiro ano do Ensino Médio, por trabalhar um assunto específico desta série. A intervenção foi vivenciada em uma escola de rede Pública Estatual de Pernambuco, situada no Município de Vitória de Santo Antão, a Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Dias Cardoso, com 24 (vinte e quatro) sujeitos e teve como instrumento de coleta de dados, dois questionários, um aplicado antes da intervenção e o outro aplicado após a vivência com o Jogo: Batalha Oxigenada. É importante ressaltar que este jogo, conforme o relato dos estudantes contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem destes, uma vez que, houve a preocupação, o envolvimento, a interação e principalmente a busca pela construção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.