Este artigo relata situações vivenciadas por docentes e estagiários (as) em formação inicial do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A discussão aqui apresentada vincula-se a um componente curricular do curso o “Estágio em Formação de Formadores”, atividade supervisionada, no primeiro semestre de 2017, por duas professoras do Departamento de Educação I, no turno noturno. O Estágio em Formação de Formadores faz parte do currículo do curso de Pedagogia da UFMA. Tem como prioridade, fomentar a formação continuada de professoras (es) atuantes na rede pública Municipal e/ou Estadual de ensino do estado do Maranhão, bem como, proporcionar as (aos) alunos(as) do curso, a oportunidade de vivenciarem a função de formador (a) ao ministrarem formações, que põem em jogo conhecimentos produzidos em experiências anteriores. Neste artigo realizamos uma reflexão a respeito de um ateliê, o “Cantando e Alfabetizando”. Assim, a questão de partida para desenvolvermos a reflexão é: em que medida a música proporciona a aprendizagem de diferentes conteúdos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil? Partimos do pressuposto que a música enquanto instrumento mediador de aprendizagem pode e deve ser explorada no cotidiano escolar por ser um meio que pode contribuir para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos (as) e para a ampliação do universo de conhecimentos. Na realização das análises dialogamos com Farias (2001), Osteto (2012), Paixão (2012;2015), entre outros. Concluímos que o referido estágio pressupõe, daqueles que o integram, um constante movimento de ação-reflexão-ação nos momentos que o constitui. Observamos também que a música quando apresentada como instrumento pedagógico na escola, incentiva a leitura e a escrita dos alunos (as), bem como, a socialização e senso crítico e criativo deles (as).