Lorenzato (2010) afirma que no passado muitos professores davam suas aulas como se fossem donos da verdade, e cabia aos alunos ouvir e obedecer, “o culto ao silêncio” como propõe. Hoje, temos grande preocupação com a qualidade no ensino, pois este reflete diretamente na aprendizagem que pode não ocorrer no processo. No entanto, ainda há escolas e professores que continuam valorizando hábitos que contrariam todas as pesquisas voltadas para o desenvolvimento do raciocínio e da inteligência de crianças, adolescentes e jovens, não atendendo as necessidades dos educandos. Contudo, os recursos didáticos são considerados uma importante ferramenta para o professor no processo de ensino-aprendizagem de matemática. A pesquisa desenvolvida busca analisar a prática docente dos professores de matemática do Centro Educacional Professor Rômulo Galvão (escola pública localizada em Teixeira de Freitas – BA) com ênfase na utilização e obtenção de recursos didáticos em sala de aula, objetivando avaliar os ambientes virtuais como meios auxiliares para obtenção de alguns recursos utilizados nas aulas de matemática. Para tanto foram realizados 2 (dois) questionários, um para analisar a prática docente e outro para avaliar os 12 (doze) ambientes virtuais (pré-selecionados) enquanto meios auxiliares para obtenção de recursos didáticos. É como colocado por D’Ambrosio (1996), ou o professor adere ao uso das tecnologias ou será descartado. Contudo, a pesquisa realizada nos mostrou que na referida escola, 50% dos professores de matemática utilizam a internet como meio para obter recursos para suas aulas. As tecnologias, por exemplo, deram novo sentido para o ensino e a educação, revelando novas formas de aprender. Exigindo adaptação dos professores para atender a demanda da nova realidade em que sociedade e educandos se encontram, demanda essa provocada pela globalização, que caracteriza, como consequência, a adoção das tecnologias. Com relação a avaliação dos ambientes virtuais, apesar da quantidade de material disponibilizado, de acordo com a divergência de opiniões nas avaliações, os ambientes virtuais propostos, ainda não satisfazem a prática docente em todo sua diversidade.