MIRANDA, Denise Rangel et al.. Estágio supervisionado na educação a distância. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/36845>. Acesso em: 02/11/2024 10:04
Resumo: O presente relato de experiência descreve alguns aspectos da disciplina Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Nosso objetivo é refletir sobre a compreensão do estágio supervisionado como um campo de construção de conhecimentos e, para trazer à tona nossa análise, tratamos das dimensões teórico metodológicas que esta escolha considera, além de investigar, também, as possibilidades que a formação docente assume quando é pensada nesta perspectiva. O estágio curricular, sob essa ótica, é caracterizado como um espaço que privilegia um contínuo movimento de ação-reflexão-ação durante o processo de formação docente. Consideramos pertinente apresentar as atividades, o material didático, as orientações aos estagiários e as trocas de experiências realizada via Plataforma Moodle. Nosso relato está baseado no trabalho como tutoras mediadoras na disciplina de Estágio Supervisionado, com foco em duas turmas do curso de Pedagogia a distância (UAB) da referida instituição federal, em dois dos seus polos de atuação, compreendidas por um total de quarenta e cinco cursistas participantes, em média, por disciplina. A fim de respaldar nossa experiência, buscamos suporte nas legislações vigentes (nacional e institucional) e em alguns referenciais sobre o estágio curricular no curso de graduação. De forma breve podemos apontar que, com a referida experiência, aqui relatada, concluímos que a disciplina Estágio Supervisionado pode proporcionar a construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia do futuro profissional, articulando teoria e prática, possibilitando aos alunos refletirem sobre sua formação inicial e futura atuação prática como docentes, tendo a pesquisa como uma possibilidade de metodologia de aprendizagem.