Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36845
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4279
    "inscrito_id" => 9489
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA"
    "resumo" => "Resumo: O presente relato de experiência descreve alguns aspectos da disciplina Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Nosso objetivo é refletir sobre a compreensão do estágio supervisionado como um campo de construção de conhecimentos e, para trazer à tona nossa análise, tratamos das dimensões teórico metodológicas que esta escolha considera, além de investigar, também, as possibilidades que a formação docente assume quando é pensada nesta perspectiva. O estágio curricular, sob essa ótica, é caracterizado como um espaço que privilegia um contínuo movimento de ação-reflexão-ação durante o processo de formação docente. Consideramos pertinente apresentar as atividades, o material didático, as orientações aos estagiários e as trocas de experiências realizada via Plataforma Moodle.  Nosso relato está baseado no trabalho como tutoras mediadoras na disciplina de Estágio Supervisionado, com foco em duas turmas do curso de Pedagogia a distância (UAB) da referida instituição federal, em dois dos seus polos de atuação, compreendidas por um total de quarenta e cinco cursistas participantes, em média, por disciplina. A fim de respaldar nossa experiência, buscamos suporte nas legislações vigentes (nacional e institucional) e em alguns referenciais sobre o estágio curricular no curso de graduação. De forma breve podemos apontar que, com a referida experiência, aqui relatada, concluímos que a disciplina Estágio Supervisionado pode proporcionar a construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia do futuro profissional, articulando teoria e prática, possibilitando aos alunos refletirem sobre sua formação inicial e futura atuação prática como docentes, tendo a pesquisa como uma possibilidade de metodologia de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9489_16102017200521.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE RANGEL MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "DENISE RANGEL"
    "autor_email" => "denisermoliveira@yahoo.co"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36845
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4279
    "inscrito_id" => 9489
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA"
    "resumo" => "Resumo: O presente relato de experiência descreve alguns aspectos da disciplina Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Nosso objetivo é refletir sobre a compreensão do estágio supervisionado como um campo de construção de conhecimentos e, para trazer à tona nossa análise, tratamos das dimensões teórico metodológicas que esta escolha considera, além de investigar, também, as possibilidades que a formação docente assume quando é pensada nesta perspectiva. O estágio curricular, sob essa ótica, é caracterizado como um espaço que privilegia um contínuo movimento de ação-reflexão-ação durante o processo de formação docente. Consideramos pertinente apresentar as atividades, o material didático, as orientações aos estagiários e as trocas de experiências realizada via Plataforma Moodle.  Nosso relato está baseado no trabalho como tutoras mediadoras na disciplina de Estágio Supervisionado, com foco em duas turmas do curso de Pedagogia a distância (UAB) da referida instituição federal, em dois dos seus polos de atuação, compreendidas por um total de quarenta e cinco cursistas participantes, em média, por disciplina. A fim de respaldar nossa experiência, buscamos suporte nas legislações vigentes (nacional e institucional) e em alguns referenciais sobre o estágio curricular no curso de graduação. De forma breve podemos apontar que, com a referida experiência, aqui relatada, concluímos que a disciplina Estágio Supervisionado pode proporcionar a construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia do futuro profissional, articulando teoria e prática, possibilitando aos alunos refletirem sobre sua formação inicial e futura atuação prática como docentes, tendo a pesquisa como uma possibilidade de metodologia de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9489_16102017200521.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE RANGEL MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "DENISE RANGEL"
    "autor_email" => "denisermoliveira@yahoo.co"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: O presente relato de experiência descreve alguns aspectos da disciplina Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Nosso objetivo é refletir sobre a compreensão do estágio supervisionado como um campo de construção de conhecimentos e, para trazer à tona nossa análise, tratamos das dimensões teórico metodológicas que esta escolha considera, além de investigar, também, as possibilidades que a formação docente assume quando é pensada nesta perspectiva. O estágio curricular, sob essa ótica, é caracterizado como um espaço que privilegia um contínuo movimento de ação-reflexão-ação durante o processo de formação docente. Consideramos pertinente apresentar as atividades, o material didático, as orientações aos estagiários e as trocas de experiências realizada via Plataforma Moodle. Nosso relato está baseado no trabalho como tutoras mediadoras na disciplina de Estágio Supervisionado, com foco em duas turmas do curso de Pedagogia a distância (UAB) da referida instituição federal, em dois dos seus polos de atuação, compreendidas por um total de quarenta e cinco cursistas participantes, em média, por disciplina. A fim de respaldar nossa experiência, buscamos suporte nas legislações vigentes (nacional e institucional) e em alguns referenciais sobre o estágio curricular no curso de graduação. De forma breve podemos apontar que, com a referida experiência, aqui relatada, concluímos que a disciplina Estágio Supervisionado pode proporcionar a construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia do futuro profissional, articulando teoria e prática, possibilitando aos alunos refletirem sobre sua formação inicial e futura atuação prática como docentes, tendo a pesquisa como uma possibilidade de metodologia de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.