As tecnologias da informação são um dos debates da educação em todas as esferas governamentais e não governamentais, sobre tal perspectiva, a educação formal e homogeneizada perdeu espaço no que diz respeito ao acesso a informação e ensino para as crianças de um modo geral. O objetivo deste estudo foi identificar como está a inclusão digital e das tecnologias de informação e comunicação nas escolas. Os objetivos específicos para o artigo são: Analisar as principais contribuições das atividades pedagógicas no uso dos blogs no ensino fundamental. Exemplificar a importância do uso das tecnologias para o desenvolvimento das potencialidades educacionais dos alunos nas escolas. O presente estudo abordou o contexto histórico da origens do conceito de informação, comunicação e a origens do blog na internet e a sua aplicabilidade no contexto escolar e as legislações que legitimam inciativas dos governos na perspectiva da inclusão digital. Contribuindo nesse estudo a importância do professor está instigado a aprender e reaprender, ser um professor blogueiro e construir um conhecimento genuinamente verdadeiro e de qualidade. Muito comum hoje nos deparamos com uma criança nas escolas de ensino fundamental segurando um celular com acesso à internet e as redes sociais dentro do espaço escolar (e na sala de aula), assim surge nossa indagação neste trabalho, como o pedagogo irá inserir as tecnologias da informação no processo de ensino aprendizagem?. Quais metodologias deve ser usadas com as tecnologias de informação?. O objetivo central deste trabalho foi debater sobre as indagações e principalmente mostrar o uso do blog (internet) no desenvolvimento pedagógico no ensino infantil. Consideramos que a utilização dos blogs permitiu o desenvolvimento da comunicação mas é a chave para o nova práxis educativa aos educandos e educadores.