As energias renováveis são na atualidade o grande passo para o desenvolvimento de um mundo sustentável. Discussões têm sido centralizadas em torno do tema energia. Principalmente sobre o fim dos combustíveis fósseis e como estes serão substituídos gradativamente por fontes alternativas de energia. Neste cenário, as energias renováveis como: a solar e eólica, surgem como uma alternativa de energia limpa, e de fonte inesgotável de recursos que podem ser uma forma importante de preservação do meio ambiente. Mas especificamente o interesse de pesquisa para este trabalho é a energia eólica. O vento é uma grandeza em abundância na natureza. Provém de forma indireta da radiação solar, a qual é responsável pelo deslocamento de massas de ar quentes do equador em direção a regiões mais frias nos polos, o que ocasiona um movimento regular de circulação geral da atmosfera, ou seja, os ventos surgem a partir das dinâmicas da Terra. Diante de assuntos como a preservação ambiental e o uso consciente de energia, torna-se um desafio para os professores levarem para sala de aula discussões contextualizadas a partir de questões tão importantes para o cotidiano. Ministrar uma aula sobre energia nos coloca à frente de um conteúdo complexo, devido a relação do tema com o uso das tecnologias, da questão econômica e da sociedade. O objetivo deste trabalho é apresentar uma abordagem qualitativa sobre os conceitos físicos presentes na energia eólica no ensino de Física. Este trabalho foi realizado no dia 07 de dezembro de 2016, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Mâncio Ribeiro, localizada no município de Bragança, PA. Durante o evento “Caravana da Física” do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Faculdade de Física do Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Bragança, PA. Participaram do evento discentes do 1o, 2o, e 3o ano do ensino médio, aproximadamente 60 discentes no total, divididos em turmas nos turnos tarde e noite, cada uma com 15 alunos. Com os resultados obtidos percebeu-se que todos os alunos entrevistados, cerca de cem por cento, são favoráveis à utilização de novas maneiras de se ensinar e aprender física devido à dificuldade de perceber os conceitos clássicos existentes na disciplina. A pesquisa também proporcionou aos bolsistas do PIBID, uma outra forma de desenvolver metodologias diferenciadas capazes de auxiliar o ensino da disciplina de Física.