Desde a reformulação da grade curricular das escolas de ensino básico, pós - ditadura militar,
percebe - se que não há estudos diretamente relacionados sobre educação política. Esta pesquisa tem o
intuito de propor uma nova disciplina que funcionaria como maneira crítica e analítica a fim de evidenciar certas carências do nosso atual sistema educacional. Ademais, serão abordados os conceitos de cidadania, democracia, consciência política e o conhecimento da estrutura da conjuntura política vigente, ou seja, os três poderes: executivo, legislativo e judiciário. A questão da doutrinação foi um ponto crucial na ditadura, sendo composta por duas disciplinas: Educação Moral e Cívica e OSPB. Porém, nesta proposta a abordagem da consciência politica, liberdade de expressão e desenvolvimento do pensamento crítico seriam fatores imprescindíveis a serem estimulados nas aulas. A metodologia seria baseada na revisão bibliográfica e na pesquisa exploratória. Se faz necessário que os jovens tenham maior participação política, em benefício do coletivo. Isso se perpetua muitas vezes nos movimentos sociais, sendo também importante repercutir no cidadão ao expressar seus anseios particulares.