O presente artigo aborda as questões de gênero e diversidade traz como objetivo geral a identificação da existência de formação para discutir gênero e diversidade na escola. Fundamentado nos estudos de Louro (1997; 2000) e nos documentos oficiais Brasil (2013), este vem fomentar a importância da formação profissional do docente na realização de um trabalho significativo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva desenvolvido na Escola Giz de Cera, distrito de Pindoguaba, Tianguá-CE, com coleta de dados no período de agosto de 2016 a partir do questionário aplicado para os professores do Ensino Fundamental II da referida escola tendo como critério de inclusão a formação de nível superior, e de exclusão a atuação do professor em regime de contrato temporário, utilizando questionário com perguntas abertas em busca de compreender como se dá a Educação Sexual e Formação Docente na temática gênero e diversidade em sala de aula. Os primeiros resultados observados foram a baixa procura por parte dos profissionais por formações ao mesmo tempo em que são menos ainda as ofertas de formações que discutam o tema. Considera-se então importante as formações que contribuam no desenvolvimento de ambos os lados, aluno e professor, no sentido de abrir mentes e mudar a concepção do que é falar de Educação Sexual. Com a pesquisa foi possível perceber tanto como pessoa quanto como profissional que é muito importante que as escolas se atualizem em todos os sentidos, e que isso pode partir dos próprios professores, que são os que vivenciam de perto sua prática.