As Histórias em Quadrinhos (HQ’s) apresentam-se como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que apresentam uma linguagem próxima da realidade dos alunos, aparência lúdica, riqueza de conteúdos e possibilidade de explorar muitos significados, sendo esta bem mais aceita pelos estudantes pelas características já mencionadas. Esta aceitação estimula o estudante a aprender e ler mais e este estímulo facilita o aprendizado deste e contribui na prática docente. Assim, a presente pesquisa objetivou identificar as contribuições desse gênero textual no Ensino de Ciências, especificamente para o estudo dos Órgãos do Sentido, no 3º ano do Ensino Fundamental I na Unidade Integrada Municipal Professor Arlindo Fernandes de Oliveira. O trabalho foi realizado com um grupo de vinte alunos em uma escola da rede pública na cidade de Caxias/MA. A pesquisa foi desenvolvida por um grupo de quatro estudantes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e o estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e exploratória. Os resultados obtidos demonstraram a importância da leitura, do uso e da construção de HQs na prática docente e na aprendizagem dos alunos, principalmente nas séries iniciais onde o lúdico é melhor aproveitado. A riqueza de detalhes das histórias produzidas pelos alunos foram um indicador de que a confecção e uso de HQs estimula e desperta a vontade de aprender do educando, configurando a aprendizagem.