O trabalho aqui presente versa acerca da análise da obra do sociólogo francês Émile Durkheim tendo como centro de nossa observação não apenas os conceitos elaborados pelo autor para os estudos sociológicos, mas teremos ênfase em seu estudo sobre educação, o que foi chamado nessa área de sociologia da educação. Dessa forma o intuito desse artigo é compreender o significado, o contexto e o interesse por trás da elaboração dos conceitos pelo autor afim de realizar uma crítica diante das limitações políticas e sociais que ali conseguimos identificar utilizando como parâmetro Karl Marx e a sua teoria de luta de classes somado com a contribuição de Pierre Fougeyrollas que nos ajuda na relação entre marxismo e ciências sociais. Para realizar esse tipo de observação seguido da crítica marxista analisamos o fato social enquanto método sociológico utilizado por Durkheim, a questão do suicídio e ainda algumas observações acerca de seu estudo sobre religião. Só com esse aparato conseguimos adentrar na sua pesquisa sobre educação e sociologia. A pesquisa se dá por meio de análise bibliográfica onde selecionamos as principais obras do autor afim de extrair os conceitos dados como principais. No decorrer da pesquisa apresentamos avanços e limitações encontrados na obra de Durkheim no que diz respeito ao fato de propor a elaboração do significado de uma ciência utilizando aspectos sociológicos. Então convém trazer que a proposta durkheimiana se enquadra enquanto ramo da sociologia e não puramente da educação pois em certos aspectos sua proposta tende a colonizar outra área de conhecimento.