Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTUDO ACERCA DA LEITURA CRÍTICA DOS ALUNOS DO 8° E 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LEITURA CRÍTICA, INTERPRETAÇÃO, CONTEXTO EDUCACIONAL Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38728
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3543
    "inscrito_id" => 8788
    "titulo" => "UM ESTUDO ACERCA DA LEITURA CRÍTICA DOS ALUNOS DO 8° E 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho foi elaborado em conjunto pelas discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Dedicando ao estudo da leitura critica dos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, analisando a dificuldade da interpretação e o reflexo na vida pessoal e social dos mesmos. O estudo elaborado buscou compreender a presença da leitura no cotidiano em diversos contextos dentro e fora do ambiente educacional. Essa analise se deu através da pesquisa bibliográfica, de campo, qualitativa e quantitativa, utilizando como instrumento de pesquisa a coleta de dados por meio de questionários. Nos debruçamos no estudo de autores como: Alves (2001) e Freire (2002), entre outros, através de recursos como livros e artigos que proporcionaram um embasamento teórico acerca da temática. É relevante a discussão desse estudo para os futuros profissionais da educação, pois é preciso que tenhamos um estimulo para inovar nos métodos que favoreçam a melhoria da leitura interpretativa. É importante que todos compreendam a relevância do estudo, pois este abrange o capital cultural e intelectual dos alunos por meio da leitura critica, e a melhoria na interpretação. Foi pontuado no decorrer da pesquisa a visão dos professores em relação ao contexto familiar e educacional, a visão dos alunos acerca da influencia familiar, a ótica dos professores da relação entre os alunos e a leitura, afim de compreender quais os benefícios e os prejuízos encontrados em relação a leitura critica desses alunos. Observamos que os achados da pesquisa realizada demonstraram um defcit que existe na leitura critica dos alunos do ensino fundamental, podemos notar que os meios em que os alunos estão inseridos refletem de maneira significativa em seu processo de apreensão e reflexão acerca da leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA CRÍTICA, INTERPRETAÇÃO, CONTEXTO EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8788_14102017122558.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYNÁ LAIS SOARES PEREIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "THAYNÁ PEREIRA"
    "autor_email" => "thaynalaisp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38728
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3543
    "inscrito_id" => 8788
    "titulo" => "UM ESTUDO ACERCA DA LEITURA CRÍTICA DOS ALUNOS DO 8° E 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho foi elaborado em conjunto pelas discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Dedicando ao estudo da leitura critica dos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, analisando a dificuldade da interpretação e o reflexo na vida pessoal e social dos mesmos. O estudo elaborado buscou compreender a presença da leitura no cotidiano em diversos contextos dentro e fora do ambiente educacional. Essa analise se deu através da pesquisa bibliográfica, de campo, qualitativa e quantitativa, utilizando como instrumento de pesquisa a coleta de dados por meio de questionários. Nos debruçamos no estudo de autores como: Alves (2001) e Freire (2002), entre outros, através de recursos como livros e artigos que proporcionaram um embasamento teórico acerca da temática. É relevante a discussão desse estudo para os futuros profissionais da educação, pois é preciso que tenhamos um estimulo para inovar nos métodos que favoreçam a melhoria da leitura interpretativa. É importante que todos compreendam a relevância do estudo, pois este abrange o capital cultural e intelectual dos alunos por meio da leitura critica, e a melhoria na interpretação. Foi pontuado no decorrer da pesquisa a visão dos professores em relação ao contexto familiar e educacional, a visão dos alunos acerca da influencia familiar, a ótica dos professores da relação entre os alunos e a leitura, afim de compreender quais os benefícios e os prejuízos encontrados em relação a leitura critica desses alunos. Observamos que os achados da pesquisa realizada demonstraram um defcit que existe na leitura critica dos alunos do ensino fundamental, podemos notar que os meios em que os alunos estão inseridos refletem de maneira significativa em seu processo de apreensão e reflexão acerca da leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA CRÍTICA, INTERPRETAÇÃO, CONTEXTO EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8788_14102017122558.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYNÁ LAIS SOARES PEREIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "THAYNÁ PEREIRA"
    "autor_email" => "thaynalaisp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho foi elaborado em conjunto pelas discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Dedicando ao estudo da leitura critica dos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, analisando a dificuldade da interpretação e o reflexo na vida pessoal e social dos mesmos. O estudo elaborado buscou compreender a presença da leitura no cotidiano em diversos contextos dentro e fora do ambiente educacional. Essa analise se deu através da pesquisa bibliográfica, de campo, qualitativa e quantitativa, utilizando como instrumento de pesquisa a coleta de dados por meio de questionários. Nos debruçamos no estudo de autores como: Alves (2001) e Freire (2002), entre outros, através de recursos como livros e artigos que proporcionaram um embasamento teórico acerca da temática. É relevante a discussão desse estudo para os futuros profissionais da educação, pois é preciso que tenhamos um estimulo para inovar nos métodos que favoreçam a melhoria da leitura interpretativa. É importante que todos compreendam a relevância do estudo, pois este abrange o capital cultural e intelectual dos alunos por meio da leitura critica, e a melhoria na interpretação. Foi pontuado no decorrer da pesquisa a visão dos professores em relação ao contexto familiar e educacional, a visão dos alunos acerca da influencia familiar, a ótica dos professores da relação entre os alunos e a leitura, afim de compreender quais os benefícios e os prejuízos encontrados em relação a leitura critica desses alunos. Observamos que os achados da pesquisa realizada demonstraram um defcit que existe na leitura critica dos alunos do ensino fundamental, podemos notar que os meios em que os alunos estão inseridos refletem de maneira significativa em seu processo de apreensão e reflexão acerca da leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.