Está análise busca identificar fatores que levam discentes de um curso de Licenciatura em Matemática a desistirem ou concluírem o curso em maior tempo. Tomou-se como referencial teórico autores que retratam a formação do professor de matemática no Brasil. O método utilizado foi um estudo de caso, tem-se como participantes do mesmo, vinte discentes de graduação de uma instituição de ensino superior do Estado da Paraíba, que ingressaram na universidade no período de 2009.2. Onde elaborou-se um questionário para o levantamento dos dados, contendo oito questões entre abertas e semi-abertas. A análise dos dados deu-se de forma individual, questão por questão, partindo da realidade de todos os questionados, realizando comparações e apontado opiniões semelhantes, se realidade afetava de maneira única ou coletiva. A partir dos resultados encontrados, pode-se afirmar que os discentes que permanecem na instituição tiveram algumas dificuldades com componentes curriculares, que necessitavam de um maior embasamento de assuntos matemáticos do ensino fundamental e médio, mas não o tiveram. Alguns fatores que influência esta realidade, poderá estar relacionado à falta de disciplinas que não foram oferecidas aos discentes, por não fazer parte da grade curricular obrigatória da instituição, falta de identificação dos discentes para com a licenciatura preferindo seguir o bacharelado ou curso técnico, questões financeiras, tempo disponível para dedicação e problemas referentes à falta de didática por parte de alguns educadores. Frente ao exposto observa-se que a desistência dos alunos faz parte de uma temática mais ampla, que é a de um fracasso escolar generalizado nos cursos de Licenciatura.