O ensino de arte nas escolas públicas tem suscitado inquietação entre os professores, que reportam dificuldades na consecução do trabalho pedagógico. Por isso, conhecer e caracterizar as dificuldades enunciadas por eles, professores de arte que atuam em escolas públicas, anos finais do Ensino Fundamental, na efetivação do processo ensino/aprendizagem, é o objetivo que desencadeou a realização de pesquisa descritiva. A coleta de dados decorreu da aplicação de questionário, que foram aplicados para professores de escolas públicas do Norte do Paraná, mais especificamente das regiões periféricas da cidade de Londrina. A análise de dados deu-se pela tabulação e categorização das informações quanto à convergência das ideias registradas. Os resultados revelaram que os professores reconhecem a importância da disciplina de arte para a formação do educando, possibilitando-lhe a apropriação de sua herança cultural; a ampliação de seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo; a formação para a cidadania e a extensão da criatividade. Mas, eles referem a complexidade de ensinar arte nas escolas públicas, principalmente em decorrência de: ausência ou escassez de recursos materiais, indisciplina, insuficiência da carga horária, falta de oportunidade para ampliar a formação profissional e, ainda, desvalorização da área. Enfim, os problemas são numerosos e reais, atravancando as possibilidades de os professores desenvolverem um trabalho mais adequado, resultando muitas vezes em aulas mais explicativas e discursivas, do que participativas. É importante ressaltar que apesar dos obstáculos que particularizam a docência em arte como um desafio constante esses profissionais são resilientes, usando tanto quanto possível a criatividade para burlar os obstáculos impostos pelo cotidiano e para tanto não poupam esforços no exercício da sua profissão.