Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES PARA O ENSINO DE ARTES: O QUE DIZEM OS PROFESSORES

Palavra-chaves: ARTE EDUCAÇÃO, ENSINO DE ARTE, DIFICULDADES DE ENSINO, PROFESSORES DE ARTE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36475 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1828 "inscrito_id" => 7174 "titulo" => "DIFICULDADES PARA O ENSINO DE ARTES: O QUE DIZEM OS PROFESSORES" "resumo" => "O ensino de arte nas escolas públicas tem suscitado inquietação entre os professores, que reportam dificuldades na consecução do trabalho pedagógico. Por isso, conhecer e caracterizar as dificuldades enunciadas por eles, professores de arte que atuam em escolas públicas, anos finais do Ensino Fundamental, na efetivação do processo ensino/aprendizagem, é o objetivo que desencadeou a realização de pesquisa descritiva. A coleta de dados decorreu da aplicação de questionário, que foram aplicados para professores de escolas públicas do Norte do Paraná, mais especificamente das regiões periféricas da cidade de Londrina. A análise de dados deu-se pela tabulação e categorização das informações quanto à convergência das ideias registradas. Os resultados revelaram que os professores reconhecem a importância da disciplina de arte para a formação do educando, possibilitando-lhe a apropriação de sua herança cultural; a ampliação de seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo; a formação para a cidadania e a extensão da criatividade. Mas, eles referem a complexidade de ensinar arte nas escolas públicas, principalmente em decorrência de: ausência ou escassez de recursos materiais, indisciplina, insuficiência da carga horária, falta de oportunidade para ampliar a formação profissional e, ainda, desvalorização da área. Enfim, os problemas são numerosos e reais, atravancando as possibilidades de os professores desenvolverem um trabalho mais adequado, resultando muitas vezes em aulas mais explicativas e discursivas, do que participativas. É importante ressaltar que apesar dos obstáculos que particularizam a docência em arte como um desafio constante esses profissionais são resilientes, usando tanto quanto possível a criatividade para burlar os obstáculos impostos pelo cotidiano e para tanto não poupam esforços no exercício da sua profissão.O ensino de arte nas escolas públicas tem suscitado inquietação entre os professores, que reportam dificuldades na consecução do trabalho pedagógico. Por isso, " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ARTE EDUCAÇÃO, ENSINO DE ARTE, DIFICULDADES DE ENSINO, PROFESSORES DE ARTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7174_11092017130930.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JANAINA PIEDADE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARIA JANAINA" "autor_email" => "janapiedade@yahoo.com.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36475 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1828 "inscrito_id" => 7174 "titulo" => "DIFICULDADES PARA O ENSINO DE ARTES: O QUE DIZEM OS PROFESSORES" "resumo" => "O ensino de arte nas escolas públicas tem suscitado inquietação entre os professores, que reportam dificuldades na consecução do trabalho pedagógico. Por isso, conhecer e caracterizar as dificuldades enunciadas por eles, professores de arte que atuam em escolas públicas, anos finais do Ensino Fundamental, na efetivação do processo ensino/aprendizagem, é o objetivo que desencadeou a realização de pesquisa descritiva. A coleta de dados decorreu da aplicação de questionário, que foram aplicados para professores de escolas públicas do Norte do Paraná, mais especificamente das regiões periféricas da cidade de Londrina. A análise de dados deu-se pela tabulação e categorização das informações quanto à convergência das ideias registradas. Os resultados revelaram que os professores reconhecem a importância da disciplina de arte para a formação do educando, possibilitando-lhe a apropriação de sua herança cultural; a ampliação de seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo; a formação para a cidadania e a extensão da criatividade. Mas, eles referem a complexidade de ensinar arte nas escolas públicas, principalmente em decorrência de: ausência ou escassez de recursos materiais, indisciplina, insuficiência da carga horária, falta de oportunidade para ampliar a formação profissional e, ainda, desvalorização da área. Enfim, os problemas são numerosos e reais, atravancando as possibilidades de os professores desenvolverem um trabalho mais adequado, resultando muitas vezes em aulas mais explicativas e discursivas, do que participativas. É importante ressaltar que apesar dos obstáculos que particularizam a docência em arte como um desafio constante esses profissionais são resilientes, usando tanto quanto possível a criatividade para burlar os obstáculos impostos pelo cotidiano e para tanto não poupam esforços no exercício da sua profissão.O ensino de arte nas escolas públicas tem suscitado inquietação entre os professores, que reportam dificuldades na consecução do trabalho pedagógico. Por isso, " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ARTE EDUCAÇÃO, ENSINO DE ARTE, DIFICULDADES DE ENSINO, PROFESSORES DE ARTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7174_11092017130930.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JANAINA PIEDADE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARIA JANAINA" "autor_email" => "janapiedade@yahoo.com.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino de arte nas escolas públicas tem suscitado inquietação entre os professores, que reportam dificuldades na consecução do trabalho pedagógico. Por isso, conhecer e caracterizar as dificuldades enunciadas por eles, professores de arte que atuam em escolas públicas, anos finais do Ensino Fundamental, na efetivação do processo ensino/aprendizagem, é o objetivo que desencadeou a realização de pesquisa descritiva. A coleta de dados decorreu da aplicação de questionário, que foram aplicados para professores de escolas públicas do Norte do Paraná, mais especificamente das regiões periféricas da cidade de Londrina. A análise de dados deu-se pela tabulação e categorização das informações quanto à convergência das ideias registradas. Os resultados revelaram que os professores reconhecem a importância da disciplina de arte para a formação do educando, possibilitando-lhe a apropriação de sua herança cultural; a ampliação de seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo; a formação para a cidadania e a extensão da criatividade. Mas, eles referem a complexidade de ensinar arte nas escolas públicas, principalmente em decorrência de: ausência ou escassez de recursos materiais, indisciplina, insuficiência da carga horária, falta de oportunidade para ampliar a formação profissional e, ainda, desvalorização da área. Enfim, os problemas são numerosos e reais, atravancando as possibilidades de os professores desenvolverem um trabalho mais adequado, resultando muitas vezes em aulas mais explicativas e discursivas, do que participativas. É importante ressaltar que apesar dos obstáculos que particularizam a docência em arte como um desafio constante esses profissionais são resilientes, usando tanto quanto possível a criatividade para burlar os obstáculos impostos pelo cotidiano e para tanto não poupam esforços no exercício da sua profissão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • josé da silva souza pinto de jesus

    slk mlk dormiu em sima do teclado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mó briza man

    16/08/2021 17:08:41
  • aaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    aaaaaaaaaaa

    16/08/2021 17:05:52

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.