Faz-se necessário olhar o ensino de Ciências presente na escola se queremos melhorar a educação científica. No entanto, práticas educativas tradicionais ainda prevalecem nas escolas, especialmente no nível da educação básica. A problemática desse tipo de ensino está no fato de se destinar apenas pela mera transferência de conteúdo. Nessa perspectiva, o estudo proposto tem como objetivo investigativo avaliar as concepções dos discentes do ensino fundamental sobre as estratégias didático-metodológicas utilizadas pelos professores para se trabalhar os conteúdos de Ciências Naturais. A pesquisa foi desenvolvida no período de 06 de fevereiro a 10 de março de 2017, se deu por meio de aplicação de questionários a 30 alunos matriculados do sexto ao nono ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Bandarra, localizada no Município de São João do Rio do Peixe – PB. Para a investigação foi utilizada uma pesquisa exploratória, de caráter quantitativo e qualitativo, quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa é classificada como levantamento. Os resultados foram analisados por meio da categorização de respostas dos discentes no questionário, utilizando-se também medida de médias e porcentagem nas questões quantitativas. Os resultados apontam que as metodologias adotadas, na concepção dos envolvidos na pesquisa, não estão sendo atrativas, tornando o ensino fragmentado e desinteressante. Conclui-se que os docentes devem procurar novas estratégias didático-metodológicas para incentivar os alunos, e trabalhar temas transversais ao longo das aulas. É preciso que os professores desenvolvam habilidades de novos recursos didáticos, é importante estimular, no ensino de Ciências, a curiosidade natural e a criatividade dos alunos.