CONCEPÇÕES DOS DOCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM SOBRE O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA
Patrícia Cavalcante de Sá Florêncio
Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Pernambuco – IFPE, Campus Pesqueira; email: pcsflorencio@hotmail.com
Introdução: Estudo desenvolvido no Mestrado Profissional Ensino na Saúde motivado pela inquietação enquanto docente em cenários de prática. Compreendendo que o processo ensino aprendizagem deve se pautar em uma educação crítica-reflexiva e, a integração ensino, serviços de saúde e comunidade deve ser abordada durante o processo de formação profissional, inserindo-os nesses cenários desde o início e não somente ao final do curso. Objetivos: compreender como os docentes concebem o processo ensino aprendizagem nos cenários de prática na graduação em Enfermagem e conhecer como se desenvolvem as atividades. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, modalidade estudo de caso, realizada no curso de graduação em Enfermagem de uma instituição Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica, do agreste Pernambucano. Foram entrevistados dez docentes, dois por módulo, e dois docentes gestores, utilizando entrevista semiestruturada. A análise e interpretação dos dados incidiram na perspectiva da análise de conteúdo. Resultados: A investigação evidenciou as estratégias metodológicas de ensino aprendizagem utilizadas pelos docentes nos cenários de prática, as facilidades e dificuldades encontradas, apontando as relações com as competências gerais das Diretrizes Curriculares Nacionais da Enfermagem, com o projeto político pedagógico do curso e referenciando as condições integrantes deste processo. Os docentes percebem os cenários de prática como locais de contextualização dos conteúdos, levando o discente desde o início do curso a problematizar a realidade encontrada nestes cenários. O docente se percebe como aprendiz e coordenador do processo ensino aprendizagem atuando em diversos níveis de atenção à saúde. Identificam como dificuldades um acolhimento deficiente e carência de espaços. Conclusões: Sugerem formação permanente para atuação na prática, planejamento conjunto das ações com os serviços, sensibilizando-os a integrarem o processo ensino aprendizagem, buscando formar profissionais crítico-reflexivos comprometidos com o social.
Palavras chave: ensino aprendizagem, formação docente, cenários de prática.