Os saberes docentes são formados por um conjunto indissociável de conhecimentos advindos de distintas origens, que são mobilizados a partir das relações estabelecidas pelos educadores com seus pares e com os discentes, e fundamentam as atividades profissionais. No cenário dessa formação profissional, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), enquanto programa de incentivo ao magistério, tem entre seus objetivos inserir o contexto das escolas e trabalhar as relações aluno-professor desde a formação inicial docente, o que pode permitir o crescimento profissional e pessoal dos licenciandos, para que os futuros docentes se vejam como pesquisadores da sua própria formação e sujeitos da construção de saberes inerente a sua profissão. Visto a urgência em se trabalhar desde a formação inicial de professores o contexto escolar, para que possam se reconhecer enquanto profissionais e a necessidade de desenvolver atividades voltadas para a construção da autonomia dos educandos, o objetivo dessa pesquisa foi analisar a construção de saberes docentes a partir de registros escritos da avaliação da aplicação de atividades investigativas. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo, a qual ocorreu no contexto do PIBID, subprojeto Biologia da UFMA, Cidade Universitária Dom Delgado. Utilizou-se o referencial de Tardif para a análise dos dados. Foram entregues aos participantes do programa questionários de avaliação sobre as atividades investigativas que eles aplicaram em uma das escolas em que atuam. Nas respostas analisadas, os saberes experienciais se destacaram nos discursos escritos dos sujeitos, isso se justifica pela construção de saberes únicos da profissão a partir do exercício docente, que pode resultar na reflexão e reformulação de sua prática. Dessa forma, enfatizamos a importância do PIBID por possibilitar a articulação entre saberes produzidos na formação de professores e os saberes produzidos na prática docente, além de possibilitar o contato com diferentes maneiras de promover o processo de ensino-aprendizagem desde a formação inicial, a qual possa estimular tanto professor quanto aluno a assumirem papeis de coautoria na construção do conhecimento.