Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo bibliográfico feito sobre a aprendizagem significativa, tendo como base a teoria de David Ausubel, relacionando-a com as práticas pedagógicas na perspectiva da importância da mesma para o processo ensino-aprendizagem na Educação Básica. O autor iniciou seus estudos nos anos de 1960, e foi um dos pioneiros em falar sobre este “novo modelo” de aprendizagem, e trouxe importantes contribuições para o campo educacional. A presente teoria traz relevantes contribuições para a academia, pois a compreensão sobre a teoria da aprendizagem significativa tem sua importância na formação reflexão/ação do profissional da educação. Nesse sentido, na prática docente a possibilidade de refletir sobre os saberes que aluno adquire e tomar como elemento indissociável do processo de ensino-aprendizagem. A teoria de Ausubel não só apresenta possibilidades de inovação educacionais, que fogem do tradicionalismo, mas também dá suporte ao professor que busca exercitar aulas dinâmicas, que possibilitem uma maior apreensão de conhecimentos, que mostrem ao aluno que o conhecimento que ele carrega consigo deve ser valorizado e visto como uma maneira de contribuir às práticas pedagógicas do professor, além disso, esta teoria leva em consideração a história do sujeito e destaca o papel do docente em situações que favoreçam a aprendizagem. Ressaltando cada vez mais a importância do incentivo e estimulação à interpretação, questionamentos, opiniões contrárias, contribuição de ações, unindo com soluções que auxiliam alunos tornarem-se reflexivos. Essa teoria quando usada por meio de práticas coerentes com as necessidades dos educandos, traz grandes contribuições positivas para ambos, por sua vez cabe ao educador trabalhar de forma crítica e reflexiva, visando ou não, construir a aprendizagem significativa.