COMPREENDER O LÚDICO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL tem como tema central o Brinquedo e a Brincadeira na Educação Infantil e sua contribuição no aprendizado para criança de 4 a 5 anos. O brinquedo e a brincadeira devem ser considerados como algo inseparável da criança, pois criança que não brinca não cria, não desenvolve o seu mundo imaginário. Brincando a criança aprende e torna-se um ser dinâmico, criativo, autentico responsável tornando-se, no futuro um adulto equilibrado capaz de tomar decisões com autonomia no seu cotidiano. Levando em consideração que a aprendizagem através da brincadeira constitui um dos fatores formadores, e é uma parcela muito importante na vida da criança pequena onde, ela vive e desenvolve normas e funções com significados para a vida. Portanto, objetiva-se investigar a importância do lúdico no desenvolvimento da criança de 4 a 5 anos na Educação Infantil, suas contribuições e suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar. A pesquisa realizou-se na EMEF Profª. Ana Cristina Rolin Machado, situada em João Pessoa - PB. Para tanto, utilizamos como instrumentos a observação do espaço físico, a realização de oficinas pedagógicas com professores e tutores da Educação Infantil, e a aplicação de questionário sobre a ótica das participantes quanto ao tema. Vygostsky, Kishimoto, Silva e outros autores nos serviram de suporte teórico.