Não existe um consenso sobre o conceito de cidadania nas ciências sociais, segundo o sociólogo britânico Thomas Humphrey Marshall, a cidadania é constituída de três elementos: os direitos individuais, políticos e sociais. Na prática cidadania consiste no exercício da atividade política inerente a todo cidadão, na defesa dos próprios direitos e no respeito as liberdades e direitos dos demais. O exercício da cidadania é essencial para uma sociedade mais justa e solidária. A intenção desse estudo foi de identificar como os alunos de uma turma de ensino médio do Centro integrado professor Eliseu Viana compreendem a cidadania em uma perspectiva além das teorias, que também foram abordadas de maneira explanatória neste trabalho, ou seja, as práticas cotidianas estão associadas ao exercício da cidadania? O estudo teve como instrumento de pesquisa uma oficina intitulada “Cidadania: Direitos, Deveres e Participação política”, tanto a oficina como este trabalho foram realizados por um graduando em ciências sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em uma turma de ensino médio da escola Centro integrado Professor Eliseu Viana (CEIPEV). Uma pesquisa bibliográfica do desenvolvimento da cidadania e de contextos atuais de nossa sociedade também foi utilizada neste estudo. A oficina e este trabalho foram elaborados para as avaliações da disciplina de Laboratório de Ensino em Ciências Sociais II do curso de Licenciatura. Durante uma oficina aplicada em uma turma do ensino médio por um graduando em ciências sociais foi utilizada como instrumento de pesquisa, a observação direta através de algumas questões que eram aplicadas de acordo com os relatos de cada aluno as respostas dos alunos foram positivas, demonstraram possuir uma ideia de cidadania relacionada ao exercício de direitos e o cumprimento de deveres em uma vida em sociedade.