Este trabalho foi produzido conjuntamente pelas graduandas do quinto período do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Buscando aprofundar o estudo de como tornar os ambientes educacionais em espaços de aprendizado e convívio, articulando a assistência para com a criança com o educar. Tivemos por objetivo apresentar como os espaços educacionais podem e devem ser valorizados para se tornarem ambientes devidamente aproveitados para o aprendizado dos envolvidos, procurando maneiras de dar voz a criança, reconhecendo-o como sujeito ativo. Para isso foram analisadas atividades que tem por objetivo desenvolver a cognição, a motricidade e a linguagem das crianças. Nos dedicamos ao estudo de autores como: Azevedo (2013), Oliveira (2011), Ramos (2012) e documentos como a LDB e a BNCC, para nos dar um subsidio teórico para que assim pudéssemos compreender todos os aspectos que envolvem e subsidiam essa temática. Esse estudo despertou em nós uma curiosidade em saber quais as alternativas podem ser utilizadas de forma positiva para auxiliar todo o processo educacional pedagógico da educação infantil. É relevante, pois precisamos colher alternativas para tornarmos a educação infantil um espaço não só voltado ao cuidar, mas também voltado a todo o desenvolvimento das crianças. Observamos com a análise realizada que dispomos de diversos recursos que podem agregar o lúdico ao contexto pedagógico de forma satisfatória a atender a nossa proposta inicial de tornar o ambiente educacional atrativo não apenas a proposta do cuidar, como também ao desenvolvimento pedagógico. Observamos que os cantinhos de atividades têm muito a contribuir para o desenvolvimento das crianças, se usado de maneira correta, proporcionando assim a autonomia com respeito a faixa etária para cada proposta educacional.