O presente trabalho tem por objetivo analisar os percursos que o projeto de extensão “Parceria entre escola e universidade: investigando a escola, seus sujeitos e práticas por meio do estágio supervisionado” vem construindo. O projeto tem por objetivo central desenvolver uma sólida parceria entre escola e universidade na realização de investigação sobre temáticas da escola, numa proposta de formação inicial e contínua de professores por meio do estágio supervisionado. Para tanto, buscamos reunir todos os envolvidos no estágio supervisionado, a saber: professores regentes da escola de educação básica, professores supervisores da universidade, estagiários, estudantes de ensino médio dos cursos de formação professores (ensino médio normal) e extensionistas, para pensar, discutir, avaliar e repensar a escola de educação básica, seus sujeitos e suas práticas. Partindo dos pressupostos da parceria como a paridade, clareza dos caminhos desenvolvidos pela proposta e sua avaliação, avaliamos o desenvolvimento do projeto em seu primeiro ano. As contribuições de Marilyn Cochran-Smith (1999, 2002, 2004) sobre comunidades de aprendizagem docente e investigação como postura orientam a construção metodológica desta proposta, onde cada sujeito possui lugar central na construção e desenvolvimento da proposta. Canário (2001), Roldão (2006, 2007) e Nóvoa (2007) contribuem para pensar o lugar da escola e seus atores na formação docente. Tardif (2002, 2008) traz para a discussão em tela a importância dos saberes do professor da escola básica na formação docente. Assim, o trabalho realizado partiu dos pressupostos da parceria alicerçada no pilar da paridade de saberes entre os autores da universidade e os da educação básica e, efetivada na clareza dos caminhos desenvolvidos pela proposta de ação conjunta, no qual foi possível avaliamos positivamente o desenvolvimento do projeto em seu primeiro ano. Os resultados alcançados permite inferir que este projeto contribui para a formação contínua de professores da educação básica, bem como a possibilidade de indicar caminhos para melhor formação inicial de futuros professores.