O presente trabalho discorre sobre os processos de aprendizagem - teóricos, práticos, ensino e pesquisa - vivenciados no Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental I, em uma escola municipal da cidade de Fortaleza, no período da manhã, numa turma com 27 crianças do 4º ano, durante os meses de abril, maio e junho de 2017. A experiência de campo foi proporcionada pela Atividade de Estágio no Ensino Fundamental I do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Nos fundamentamos nos estudos de Osteto (2008), Freire (1996), Carvalho (2010), La taille (1992), Motoan (2003), Maturana (2017) e Serodio (2017) e em documentos oficiais. O objetivo desse trabalho foi promover uma aproximação com o espaço escolar, favorecendo a nossa atuação como futuros profissionais da Educação de forma crítica e reflexiva. A inserção na escola foi vivenciada em três etapas: observação, participação e intervenção/regência. Para nossos registros, produzimos diários de campo. Durante todo o processo das intervenções concluímos que a ação pedagógica só será desenvolvida de forma significativa com base no planejamento adequado, refletido sobre cada aspecto da turma e que a ludicidade é uma alavanca de fundamental importância no processo de ensino e aprendizagem. Acreditamos que por meio dessa experiência podemos contribuir plenamente para outros discentes e docentes refletirem sobre as condições para a atuação alicerçada na relação teoria e prática da atividade docente a partir dos desafios e possibilidades experimentados em sala de aula, e melhor compreender a estrutura e o funcionamento de uma instituição pública de ensino.