A educação para obter um ensino mais eficiente aperfeiçoou novas técnicas didáticas consistindo numa prática inovadora e prazerosa. Dentre essas técnicas temos o lúdico, um recurso didático dinâmico que garante resultados eficazes na educação, apesar de exigir extremo planejamento e cuidado na execução da atividade elaborada. O jogo é a atividade lúdica mais trabalhada pelos professores atualmente, pois ele estimula as várias inteligências, permitindo que o aluno se envolva em tudo que esteja realizando de forma significativa. Percebe-se em algumas pesquisas, que os professores já estão inserindo esse método no ensino de ciências e obtendo resultados significantes na aprendizagem de seus alunos. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou ensinar o assunto dos tipos de tecidos humanos aos alunos do 8º ano C da Escola Municipal Antenor Gomes Viana Junior, na cidade de Caxias/MA, hipotetizando assim o lúdico à medida que propicia a aprendizagem, estimula o interesse do aluno em diversos âmbitos. A metodologia aplicada foi mediada por observações, momentos de sondagem dos alunos, aplicação de atividades de fixação com cruzadinha, assim como o jogo de tabuleiro voltado ao assunto de tecidos humano, entrega de uma revistinha educativa com jogos lúdicos em incentivo a aprendizagem do assunto abordado e por fim verificação de rendimento da metodologia por meio de um questionário com duas perguntas abertas aplicadas aos alunos. Observou-se que os métodos utilizados como: caça-palavras, jogo de tabuleiro, cruzadinhas, dentre outros, fizeram com que os alunos absorvessem o assunto trabalhado com mais flexibilidade e de forma menos enfadonha, tornando mais prazeroso o processo de ensino aprendizagem. Por intermédio das atividades lúdicas, os acadêmicos obtiveram resultados satisfatórios, mostrando que elas contribuem para que ocorram inúmeras aprendizagens, além de aproximar o aluno ao tema trabalhado.