O presente artigo se propõe a buscar referências bibliográficas sobre as estratégias de sintetização do conhecimento, como os mapas mentais e conceituais. A origem destas técnicas através da aprendizagem significativa de David Ausubel são estratégias gráficas de construção do conhecimento podendo ser representados por meio de símbolos, esquemas, pequenos textos, figuras, elementos que tendem a facilitar a aquisição do conhecimento. A primeira estratégia utilizada foi o mapa conceitual, significada por Joseph Novak, através de seus estudos na Universidade de Cornell. Os mapas mentais seguiram esta mesma linha de racionalização das informações, desenvolvidos por Tony Buzan. O autor reforça a importância de símbolos para significar a aprendizagem. O presente estudo objetiva esclarecer os conceitos acerca do assunto sob a visão destes estudiosos e também, apresentar algumas ferramentas tecnológicas utilizadas para facilitar a confecção de mapas mentais e conceituais, além de que sua apresentação é visualmente mais atrativa para educadores e para os estudantes. Pode-se verificar que os mapas mentais e conceituais podem ser estratégias alternativas para facilitar a memorização nos estudos, assim como para planejar, organizar, comunicar, inovar. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica e verificação da aplicabilidade de ferramentas tecnológicas, aprofundando as questões através do estudo de caso em projetos de Educação Infantil. Após este aprofundamento em trabalhos correlatos, pretende-se através do referido estudo de caso, analisar estratégias utilizadas com crianças de 4 e 6 anos, nos últimos níveis da educação infantil, de uma escola na região de Porto Alegre. A estratégia ou ferramenta pedagógica estudada foi a teia do conhecimento, técnica que se propõe a utilizar esquemas conceituais, imagens, pequenos textos, símbolos na construção da aprendizagem. Neste trabalho serão apresentadas imagens de teias do conhecimento desenvolvidas na escola em questão, além do relato detalhado do desenvolvimento de um projeto, culminando na montagem de uma teia do conhecimento.