Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A VERGONHA SOB O OLHAR DA ABORDAGEM GESTÁLTICA

Palavra-chaves: AJUSTAMENTO CRIATIVO, EDUCAÇÃO EMOCIONAL, GESTALT-TERAPIA, SELF, SELF Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Pretende-se, com esse trabalho, realizar uma revisão literária a respeito das emoções como fator fundamental para saúde e adoecimento do ser humano, tendo, como objetivo, explorar emoções relacionadas à vergonha, bem como toda a complexidade e a subjetividade que sua percepção pode influenciar a maneira que o sujeito age e interage com o mundo. As emoções possuem papel fundamental no desenvolvimento da pessoa. É através do processo de percepção que o sujeito vivencia, em relação aos seus sentidos, que o ser humano lida e age no mundo. Diante de processos emocionais e experiências avaliativas negativas em relação a si próprio, a vergonha pode ser experienciada de forma rudimentar, nebulosa, obscura e confusa, proporcionando uma experiência intolerável, gerando comportamentos de fuga e esquiva. A forma como interage e lida com os sentimentos, pode trazer, ao sujeito, uma série de sofrimentos psíquicos, influenciando sua forma de se relacionar e perceber o mundo e as suas relações, que, por fim, pode evoluir para um processo de adoecimento mais profundo. Com isso, pessoas inclinadas à vergonha acumulam críticas e insultos pessoais e odiosos contra si mesmas. As palavras que frequentemente se referem a esse processo são: em direito, fraco, humilhado, incompetente, inadequado, tolo, estúpido, desajeitado, exposto, nu, insuficiente, e assim por diante. Sendo assim, o presente estudo pretende explorar a vergonha, enquanto geradora de processos de sofrimento psíquicos, tanto paralisantes, quanto reativos, sob a perspectiva da abordagem gestáltica, com o intuito de explorar possibilidades de intervenção para o desenvolvimento emocional da pessoa, possibilitando uma forma autêntica de estar no mundo.

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