Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERACI@S EM REDE: PARA ALÉM DAS PRÁTICAS LITERÁCITAS OBRIGATÓRIAS EM ESPAÇOS HÍBRIDOS

Palavra-chaves: LITERACIA DIGITAL, FACEBOOK, , LÍNGUA PORTUGUESA. Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: Este artigo é parte de uma investigação extensa que procura caracteri¬zar os usos e as mediações que as tecnologias de informação e comunicação estão a proporcionar para a formação leitora de estudantes da escola pública, visto que a maioria dos jovens possuem aparelhos de celulares, os quais podem ser aproveitados no exercício de leitura e escrita para além das avaliações externas e dos textos do livro didático. Nas últimas avaliações do PISA, entre os 70 países avaliados, conseguimos a 59ª colocação no índice indicador de proficiência leitora. Assim, em busca de novas rotas de aprendizagem que possam contribuir para transformar esta realidade com experiências inovadoras e aplicáveis na educação, este trabalho descreve algumas destas práticas que foram concretizadas com a implementação do projeto de intervenção, firmado numa proposta metodológica, que consistiu na criação de um ambiente virtual de aprendizagem no Facebook, promovendo e facilitando a participação ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes tiveram a oportunidade de contribuir com ações de incentivo à leitura no espaço virtual, como também de experienciar outras atividades de literacia, a partir de uma perspectiva transdisciplinar, para além da instituição educativa. Além disto, sem limitar-se aos clássicos, nesse espaço de conectividade instituído pelos nativos digitais sob a mediação da professora, os jovens podem ler não somente as leituras obrigatórias, pois o ato de ler é consolidado na dimensão do prazer e da fruição. Segundo os participantes, a utilização dessa rede de aprendizagem ampliou as possibilidades de construção de conhecimento e trouxe um benefício na qualidade do trabalho da classe, além de possibilitar uma reinvenção da sala de aula, pois superou a ordem cronológica de horas e espaço de estudo, permitindo uma revisão dos assuntos abordados, avaliação e feedback numa abordagem híbrida. Por fim, as ações contribuíram para elevação dos índices de leitores e dos resultados educacionais. Palavras chaves: Literacia digital, Facebook, Língua Portuguesa.

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