BRAGA, Laianne De Sousa Miranda. A importância da didática no ensino superior. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/35288>. Acesso em: 23/12/2024 07:41
O presente estudo centra-se em uma discussão sobre a importância da didática no Ensino Superior. O campo da Didática é comumente associado a muitos mitos e vem sendo pouco explorado no que tange às suas possibilidades para a formação docente. Ao serem questionados sobre o objeto dessa área da educação muitos alunos e até mesmo muitos professores respondem, restringindo-a, que trata-se de uma disciplina preocupada em estudar métodos, técnicas, receitas, que sirvam como um suporte aplicável a toda e qualquer aula. Dessa forma traz uma visão mais ampla da realidade da sala de aula, assim como os métodos a serem usados com base nos objetivos do saber, e ao mesmo tempo pode se criar novos parâmetros e novos métodos para ensinar. Assim, o professor universitário, também necessita da didática para desenvolver sua metodologia de forma satisfatória. Acredita-se que a Didática contribui de maneira significativa para a docência no Ensino Superior, pois o estudo de teorias, dos métodos, das técnicas, da organização, da avaliação e do planejamento da aula, o respeito e a compreensão da condição de cada discente, a preocupação com a formação do cidadão, o compromisso ético e político com o ensino democrático e de qualidade. Para isto desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos, que abordem o presente tema. Portanto nos dias atuais além da necessidade de domínio do conteúdo a ser ministrado, para que se tenha um resultado positivo, o professor precisa ter a didática para orientar o conhecimento, e desta forma, surge então, nos dias atuais a necessidade das universidades observarem em pontos cruciais para que se contrate um profissional com os dois requisitos.