OFICINA DE LEITURA E DE ESCRITA E A SUA IMPORTANCIA NA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL COM ADOLESCENTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 34949 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1341 "inscrito_id" => 5585 "titulo" => "OFICINA DE LEITURA E DE ESCRITA E A SUA IMPORTANCIA NA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL COM ADOLESCENTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO" "resumo" => "Em 2016 apresentamos ao PROBEX – UFPB – o projeto intitulado “A Escolarização que Promove Superação de Dificuldades e Necessidades de Aprendizagem da Vida de Adolescentes Residentes em Casas de Acolhimento”, que visava atender demandas relacionadas ao desenvolvimento educacional e social de adolescentes acolhidos institucionalmente, realizamos esse projeto com três Casas de Acolhimento. Em continuidade a este projeto, as ações foram ampliadas neste ano de 2017, através do Programa de Educação Tutorial - PET/Conexões de Saberes intitulado “Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas”. Neste trabalho enfatizamos a importância das oficinas de leitura e escrita para a mediação educacional, reconhecendo as oficinas como aliadas para a assimilação de saberes e o empoderamento social por parte dos adolescentes em contexto de vulnerabilidade social. As atividades executadas com os adolescentes consistiram em: conversas informais; sessões de caráter motivacional; oficinas de leitura e escrita; dinâmicas; ações que resultaram na construção de um livro escrito pelos próprios adolescentes das três casas. Notou-se no início das ações a descrença que os adolescentes tem em relação a si próprio e a desmotivação quando é falado em perspectiva de futuro, o problema da distorção idade/ano que é mais uma dificuldade que faz com que esses adolescentes não se sintam à vontade em participar de ações como essa, embora haja resistência na hora de compartilhar suas ideias sobre determinados assuntos percebemos que por se tratar de algo que é feito com eles e para eles a participação se torna mais significativa e a eleva a autoestima dos adolescentes. Em suma, a complexidade no processo de aprendizagem guarda em seu interior uma referência a dimensão da habilidade não só intelectual, mas a habilidade afetiva que proporciona o aprimoramento das outras habilidades para que os sujeitos sejam capazes de conhecer o seu meio, reconhecerem-se nele, identificarem suas potencialidades e assumirem o seu papel de transformador social, sendo assim as oficinas tem o papel fundamental para que aconteça a mediação educacional e alcancemos os objetivos do projeto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO EDUCACIONAL, SUPERAÇÃO, AUTONOMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA5_ID5585_10092017133918.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIORDANA KAROLINE DA SILVA ESTEVÃO" "autor_nome_curto" => "GIORDANA ESTEVÃ" "autor_email" => "karolineestevao1@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 34949 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1341 "inscrito_id" => 5585 "titulo" => "OFICINA DE LEITURA E DE ESCRITA E A SUA IMPORTANCIA NA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL COM ADOLESCENTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO" "resumo" => "Em 2016 apresentamos ao PROBEX – UFPB – o projeto intitulado “A Escolarização que Promove Superação de Dificuldades e Necessidades de Aprendizagem da Vida de Adolescentes Residentes em Casas de Acolhimento”, que visava atender demandas relacionadas ao desenvolvimento educacional e social de adolescentes acolhidos institucionalmente, realizamos esse projeto com três Casas de Acolhimento. Em continuidade a este projeto, as ações foram ampliadas neste ano de 2017, através do Programa de Educação Tutorial - PET/Conexões de Saberes intitulado “Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas”. Neste trabalho enfatizamos a importância das oficinas de leitura e escrita para a mediação educacional, reconhecendo as oficinas como aliadas para a assimilação de saberes e o empoderamento social por parte dos adolescentes em contexto de vulnerabilidade social. As atividades executadas com os adolescentes consistiram em: conversas informais; sessões de caráter motivacional; oficinas de leitura e escrita; dinâmicas; ações que resultaram na construção de um livro escrito pelos próprios adolescentes das três casas. Notou-se no início das ações a descrença que os adolescentes tem em relação a si próprio e a desmotivação quando é falado em perspectiva de futuro, o problema da distorção idade/ano que é mais uma dificuldade que faz com que esses adolescentes não se sintam à vontade em participar de ações como essa, embora haja resistência na hora de compartilhar suas ideias sobre determinados assuntos percebemos que por se tratar de algo que é feito com eles e para eles a participação se torna mais significativa e a eleva a autoestima dos adolescentes. Em suma, a complexidade no processo de aprendizagem guarda em seu interior uma referência a dimensão da habilidade não só intelectual, mas a habilidade afetiva que proporciona o aprimoramento das outras habilidades para que os sujeitos sejam capazes de conhecer o seu meio, reconhecerem-se nele, identificarem suas potencialidades e assumirem o seu papel de transformador social, sendo assim as oficinas tem o papel fundamental para que aconteça a mediação educacional e alcancemos os objetivos do projeto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO EDUCACIONAL, SUPERAÇÃO, AUTONOMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA5_ID5585_10092017133918.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIORDANA KAROLINE DA SILVA ESTEVÃO" "autor_nome_curto" => "GIORDANA ESTEVÃ" "autor_email" => "karolineestevao1@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }