SEMEAR: AÇÕES EDUCATIVAS, DE ESTRUTURAÇÃO E RESGATE DA AGRICULTURA FAMILIAR
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 33857 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 713 "inscrito_id" => 1457 "titulo" => "SEMEAR: AÇÕES EDUCATIVAS, DE ESTRUTURAÇÃO E RESGATE DA AGRICULTURA FAMILIAR" "resumo" => """ O IF Sertão-PE Campus Floresta está inserido em uma região cujo potencial econômico gira em\r\n torno da agricultura e pecuária, mais especificamente a agricultura familiar. As ações\r\n institucionais devem ser direcionadas para a realidade regional, integrando os conhecimentos\r\n para desenvolver na comunidade uma consciência crítica sobre os desafios locais sobre a\r\n preservação do meio ambiente e estímulo a manter uma qualidade de vida saudável. O projeto\r\n Semear objetivou promover ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, a partir de temas\r\n transversais que perpassam desde a educação ambiental ao contexto da agricultura familiar. O\r\n projeto foi realizado no Campus Floresta em parceria com a Escola Estadual Três Marias,\r\n direcionado às turmas de 8º ano do ensino fundamental e contou com apoio de docentes e\r\n técnicos de ambas instituições para a realização das ações previstas. A temática do projeto foi\r\n trabalhada a partir da integração de temas transversais, agregando questões sociais, culturais e\r\n éticas relacionadas a realidade do agricultor familiar. Foram realizadas aulas expositivas\r\n dialogadas por meio de dinâmicas, oficinas, aulas práticas, promoção de rodas de conversa,\r\n debates e exibição de filmes. Participaram do projeto 28 alunos da escola parceira e foram\r\n realizadas 17 atividades, sendo 7 desenvolvidas no segundo semestre de 2016 e 10 no primeiro\r\n semestre de 2017. No desenvolvimento das ações foi possível perceber nos alunos o\r\n entusiasmo e o estímulo a participar das atividades, bem como o envolvimento e a interatividade\r\n com a equipe Semear. Foi possível realizar ações integradoras com a participação de alunos dos\r\n cursos Técnico em Agropecuária e de Licenciatura em Química, bem como vivência de\r\n atividades fruto de pesquisas técnico científicas e visitas técnicas à áreas produtivas\r\n relacionadas à agropecuária. A promoção de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão,\r\n usando a educação como um instrumento para conscientização de indivíduos é uma estratégia\r\n importante para desenvolver a criatividade e o senso crítico dos participantes. Foi possível\r\n também realizar uma exposição fotográfica dos trabalhos produzidos, publicação de artigos\r\n científico e elaboração de uma cartilha temática com as atividades realizadas durante o projeto.\r\n Com isso, conclui-se que o desenvolvimento deste trabalho a partir de ações interdisciplinares e\r\n interinstitucionais contribuiu de forma significativa para o fortalecimento da educação e na\r\n formação de cidadãos conscientes. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, CONSCIENTIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA7_ID1457_02102017235023.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIANE CRISTINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KATIANE C SILVA" "autor_email" => "katianecsantana@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33857 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 713 "inscrito_id" => 1457 "titulo" => "SEMEAR: AÇÕES EDUCATIVAS, DE ESTRUTURAÇÃO E RESGATE DA AGRICULTURA FAMILIAR" "resumo" => """ O IF Sertão-PE Campus Floresta está inserido em uma região cujo potencial econômico gira em\r\n torno da agricultura e pecuária, mais especificamente a agricultura familiar. As ações\r\n institucionais devem ser direcionadas para a realidade regional, integrando os conhecimentos\r\n para desenvolver na comunidade uma consciência crítica sobre os desafios locais sobre a\r\n preservação do meio ambiente e estímulo a manter uma qualidade de vida saudável. O projeto\r\n Semear objetivou promover ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, a partir de temas\r\n transversais que perpassam desde a educação ambiental ao contexto da agricultura familiar. O\r\n projeto foi realizado no Campus Floresta em parceria com a Escola Estadual Três Marias,\r\n direcionado às turmas de 8º ano do ensino fundamental e contou com apoio de docentes e\r\n técnicos de ambas instituições para a realização das ações previstas. A temática do projeto foi\r\n trabalhada a partir da integração de temas transversais, agregando questões sociais, culturais e\r\n éticas relacionadas a realidade do agricultor familiar. Foram realizadas aulas expositivas\r\n dialogadas por meio de dinâmicas, oficinas, aulas práticas, promoção de rodas de conversa,\r\n debates e exibição de filmes. Participaram do projeto 28 alunos da escola parceira e foram\r\n realizadas 17 atividades, sendo 7 desenvolvidas no segundo semestre de 2016 e 10 no primeiro\r\n semestre de 2017. No desenvolvimento das ações foi possível perceber nos alunos o\r\n entusiasmo e o estímulo a participar das atividades, bem como o envolvimento e a interatividade\r\n com a equipe Semear. Foi possível realizar ações integradoras com a participação de alunos dos\r\n cursos Técnico em Agropecuária e de Licenciatura em Química, bem como vivência de\r\n atividades fruto de pesquisas técnico científicas e visitas técnicas à áreas produtivas\r\n relacionadas à agropecuária. A promoção de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão,\r\n usando a educação como um instrumento para conscientização de indivíduos é uma estratégia\r\n importante para desenvolver a criatividade e o senso crítico dos participantes. Foi possível\r\n também realizar uma exposição fotográfica dos trabalhos produzidos, publicação de artigos\r\n científico e elaboração de uma cartilha temática com as atividades realizadas durante o projeto.\r\n Com isso, conclui-se que o desenvolvimento deste trabalho a partir de ações interdisciplinares e\r\n interinstitucionais contribuiu de forma significativa para o fortalecimento da educação e na\r\n formação de cidadãos conscientes. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, CONSCIENTIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA7_ID1457_02102017235023.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIANE CRISTINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KATIANE C SILVA" "autor_email" => "katianecsantana@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }