Resumo: A temática “Plantas Medicinais” engloba uma questão social e cultural de uma determinada comunidade, nas quais muitas pessoas utilizam plantas para o tratamento de enfermidades. Para despertar o interesse dos alunos durante as aulas de Ciências as plantas medicinais podem ser utilizadas como uma ferramenta eficiente no processo de ensino e aprendizagem, porque constituem uma forma diferenciada de abordagem, envolvendo a temática que estejam vinculados às vivências dos alunos, onde o professor pode fazer relações com a produção destes medicamentos e sua matéria prima. Nesse contexto, objetivou-se realizar oficinas de produção artesanal de medicamentos fitoterápicos, para expandir o conhecimento dos alunos como incentivar a utilização e resgate das plantas como medicamentos naturais. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Branco, localizada na cidade de Patos, Paraíba, com a participação de 48 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados através da observação participante. Foram realizadas oficinas como a implantação do canteiro de plantas medicinais e produção de medicamentos fitoterápicos como instrumento de construção de conhecimento a partir do eixo integrador, as Plantas Medicinais. A metodologia consistiu das seguintes oficinas a implantação de um canteiro de plantas medicinais e posteriormente a realização da produção artesanal da pomada a base de Aloe vera (L.) Burm. f (babosa) e a tintura de Myracrodruon urundeuva Allemão (Aroeira do sertão) foram viabilizadas de forma cuidadosa conscientizando os alunos e orientando sempre sobre o perigo do uso inadequado dos mesmos. Os alunos desenvolveram habilidades e competências durante as oficinas, demonstrando uma apropriação das características e importância das plantas medicinais para a saúde humana. Os resultados confirmaram que a maioria dos alunos nunca participou de aulas que abordassem assuntos relacionados com as plantas medicinais e produção artesanal de medicamentos fototerápicos. Essa proposta de oficina propiciou a valorização de saberes tradicionais, o reconhecimento da importância das plantas medicinais e possibilitou abrir perspectivas para outros professores ás utilizarem em contextos semelhantes. Portanto, conclui-se que as oficinas proporcionaram uma mudança de comportamento dos alunos e interesse nas aulas de ciências, demonstrando aptidões cognitivas em atividades diferenciadas da prática tradicional, promovendo assim, aprendizagem significativa.