Ao longo do tempo, o espaço em que vivemos sofreu e sofre constantemente diversas alterações, principalmente devido as criações humanas, que buscam cada vez mais facilitar a vivencia com o meio. Através deste, a tecnologia não se torna apenas um facilitador, mas algo que gera relações de poder, tornando aquele que está um passo à frente aos desenvolvimentos técnicos, como uma hegemonia frente aos que estão “atrasados” a tais avanços. Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o Curso de Ciências da Computação da UFCG como um dos setores do meio técnico-cientifico-informacional em Campina Grande/PB, apresentando sua formação histórica, regulamentação normativa, sua estrutura e produções acadêmicas, e analisando sua importância regional. Para alcançar tais objetivos, realizou-se levantamento bibliográfico do contexto geral do Curso, e também através de realização de entrevistas. Historicamente, o município de Campina Grande, apresentou um desenvolvimento regional importante, dentro de um contexto em que a mesma está inserida. Por ser inicialmente um entreposto comercial, que atraiu alguns suportes facilitadores de circulação de mercadorias, como o trem, e consequentemente alterando seu desenho urbanístico. Sem renegar a importância das produções agrícolas regionais (algodão), que necessitou de suporte industrial para produção. Tais características, atraem para o município, a necessidade de mão de obra qualificada para uso das tecnologias condutoras do desenvolvimento econômico, surgindo então a Escola Politécnica, com os Cursos de Engenharias, e posteriormente o Curso de Ciências da Computação, que deu outro patamar a cidade e a produção acadêmica tecnológica regional, sendo um dos cinco melhores cursos do país, e colocando em Campina Grande características marcantes do meio técnico-cientifico-informacional.