Resumo: com o desenvolvimento econômico desenfreado e insustentável estabeleceu-se na sociedade uma série de conflitos em relação às formas de exploração ambiental estabelecidas atualmente. Esta pesquisa buscou-se entender os conflitos ambientais estabelecidos na cidade de Vista Serrana-PB e a percepção ambiental da população sobre os impactos e riscos ambientais na qual a sociedade está submetida. Para isso, foram elaborados questionários aplicados junto à população da cidade (n = 80), alunos (n = 95) e professores (n = 10), por meio de (n= 8) questões abertas para a população, (n= 3) para os alunos e professores, além de (n= 10) afirmativas em escala likert com cinco níveis de resposta para os alunos. 70,2% das pessoas disseram que não observavam nenhum problema ambiental no entorno da sua casa e somente 35,1% deles observavam algum problema ambiental na cidade. Outros 20,2% citaram o lixão público localizado na entrada da cidade, como um problema ambiental. Os alunos (63,3%) responderam que resíduos sólidos são produtos consumidos pela sociedade e descartados na natureza e, 34,3% não fazem nada para ajudar na gestão ambiental dos resíduos sólidos da escola. Dentre os professores, 60,0% afirmaram que não existe nenhum projeto escolar com essa temática. O desenvolvimento de projetos em projetos com enfoque em Educação Ambiental na escola, possibilitaria melhora no conhecimento dos problemas ambientais e nas consequências de suas ações para com a natureza. Nesse sentido, a cidade cresce, contudo, permanecem os conflitos entre sociedade e natureza, que necessitam de ações e políticas ambientais preocupadas na promoção de relação harmônica homem-natureza do espaço urbano que minimize danos ambientais provocados por ações antrópicas.