Neste trabalho buscamos analisar a forma como vem sendo desenvolvido o Ensino de Física no Semiárido Brasileiro na perspectiva de identificar como as práticas pedagógicas dos/as educadores/as desse componente curricular, negligenciam o diálogo com os saberes historicamente construídos pelos povos que vivem nessa região; não incorporando no currículo a importância da cultura popular do Semiárido Brasileiro na formação de sujeitos críticos e autônomos. Neste sentido, analisamos as limitações e os desafios que devem ser superados pela prática pedagógica desses/as educadores/as, como também o currículo das escolas no Semiárido Brasileiro, para a consolidação de um Ensino da Física que congregue com a proposta de uma Educação Contextualizada e que esteja comprometido com as alternativas sustentáveis para convivência com essa região. Procuramos, também, refletir sobre as políticas de educação e desenvolvimento para o Semiárido Brasileiro tendo como fundamentação, o que foi e está sendo feito no sentido de implementar essa proposta de Educação, demonstrando como ela pode desconstruir a forma como o Semiárido vem sendo, historicamente, apresentado no cenário nacional. A contextualização foi o princípio pedagógico tomado como uma das referências utilizadas na análise do currículo da Física no Ensino Médio e na discussão sobre a educação desenvolvida no Semiárido Brasileiro. O trabalho fundamentou-se na perspectiva da pesquisa qualitativa, sendo realizado na Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras – PB. Participaram da pesquisa 39 estudantes do 3° ano do Ensino Médio, que responderam um questionário, previamente elaborado, com questões que tratavam da ocorrência do fenômeno da seca no Semiárido, bem como das alternativas sustentáveis para se conviver com esse fenômeno e a(s) sua(s) possível(eis) relação(ões), com o Ensino da Física na escola. Os resultados do trabalho indicam que os/as estudantes têm dificuldades em relacionar os conteúdos abordados pela Física, durante o Ensino Médio, com a ocorrência do fenômeno da seca, característico do Semiárido Brasileiro. Elementos como a dinâmica da atmosfera e a variabilidade climática da região são negligenciados pelo/a educador/a durante as aulas de Física. Apresentando um currículo da Física, no Ensino Médio, de forma descontextualizada, o que impossibilita os/as estudantes refletirem sobre o verdadeiro papel da Física em suas vidas, para que eles/as possam entendê-la como parte de uma cultura produzida por homens e mulheres, bem como a sua relevância na compreensão dos fenômenos naturais observados no mundo que os/as cercam.