A educação ambiental através de um mediador oportuniza ao aluno a contextualização, sensibilização e mudança de percepção sobre as questões ambientais de forma geral, em especial do semiárido nordestino. E uma problemática que não é só do semiárido paraibano é a poluição. Para tanto, na atualidade, os educadores devem focar nessa problemática de maneira interativa, dinâmica e de maneira socializadora na escola e fora da escola para sensibilizar o ser humano quanto essa problemática ambiental para mudanças de valores e atitudes com o meio ambiente. É uma atividade necessária, urgente e importante. Para tanto, objetivou-se produzir e apresentar jogos educativos de cunho ambiental a professores de duas escolas públicas do nível fundamental do semiárido paraibano, Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Milagres (São João do Cariri) e Escola Estadual Joana Abílio Pegado (Diamante) visando à estimulação de professores para a confecção de recursos de ensino com uso de resíduos sólidos muito utilizados pela sociedade. Inicialmente foi realizada pesquisa em livros didáticos de ciências do 50 ao 90 ano para selecionar conteúdo que envolvesse temáticas ambientais para produzir e apresentar jogos educativos de cunho ambiental a professores das duas escolas em questão. O conteúdo selecionado foi “Ação humana nos ecossistemas” e a partir daí foram elaborados por exemplos os jogos: dominó ambiental e livro textual para formação de frases ambientais. Para esse estudo foi realizada a Pesquisa-Ação. Constatou-se que com os jogos educativos elaborados com resíduos sólidos que normalmente são descartados pela ação do homem no meio ambiente de maneira errônea os docentes das escolas se sentiram mais ainda incentivados para a realização de ações sustentáveis como a apresentada. Para tanto, o professor pode e deve buscar alternativas para confecção de jogos didáticos de baixo custo com uso de resíduos sólidos tidos como inúteis para minimização de poluição ambiental onde o maior poluidor é o próprio homem de forma direta e/ou indireta. Assim eis a descrição geral da dinâmica dos jogos educativos ambientais produzidos e apresentados: 1) Jogo: Dominó Ambiental: O aluno ou equipe vencedora será quem terminar primeiro o dominó corretamente, ou seja, a equipe que tenha organizado a sequência correta de perguntas e respostas. 2) Livro textual: Produção de frases ambientais - Cada aluno ou equipe deve receber um livro contendo ilustrações para a elaboração das frases ambientais; Cada aluno ou equipe deve partir das situações ilustradas para a elaboração das frases ambientais no tempo de cinco minutos; Ganha o jogo o aluno ou a equipe que elaborar maior quantidade de frases ambientais. Lembrando que o docente será o mediador das atividades em sala de aula quanto à sensibilização e contextualização da temática em questão. Conclui-se que a produção e apresentação dos jogos “Dominó ambiental” e “Livro textual: produção de frases ambientais” estimulou o interesse dos professores na busca em aperfeiçoar seus conhecimentos e buscar alternativas de ações sustentáveis com uso de resíduos sólidos para produção de recursos didáticos de baixo custo para realização de sensibilização ambiental e processo de ensino aprendizagem significativos.