O livro didático ainda é um dos recursos mais utilizados pelos professores, sendo, muitas vezes, o único recurso didático utilizado pelos professores, construindo um universo de conhecimento que proporciona ao educando uma melhoria no ensino-aprendizagem. No ensino de Ciências a valorização do ambiente local, o estímulo ao desenvolvimento do sentido de pertencimento, o incentivo à observação do entorno e formação de consciência crítica, são dados importantes que devem ser observados nos livros, onde o professor tem de buscar dinâmicas que complementem os conteúdos expostos nos livros didáticos. O trabalho objetivou analisar o conteúdo dos livros didáticos distribuídos pelas editoras para escolha pelas escolas, segundo o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), especificamente quando aborda os biomas brasileiros de maneira a verificar como está sendo retratada a Caatinga. Foram analisados oito livros didáticos, seguindo as categorias, número de páginas, imagens, exemplificação de fauna e flora locais, respectivamente. Dentre os livros didáticos analisados, constatou-se que apenas dois apresentaram informações referentes às categorias levantadas, onde os demais, muitas vezes pouco mencionam ou até mesmo nem abordam sobre a Caatinga de uma determinada localidade. Verificou-se que o bioma Caatinga é mencionado nos livros analisados, mas de maneira muito rudimentar e incipiente, faltando mais características que definam o bioma, pois algumas informações escritas não são claras suficientes para que o estudante desenvolva interesse e entusiasmo pelo estudo de seu território, cabendo ao professor complementar durante as aulas mais informações referentes ao bioma Caatinga e atentar para a escolha de livros que contextualizem de forma mais expressiva a Caatinga.