Atividades de campo resultam em efetiva troca de experiências entre alunos, professores, pesquisadores e produtores. A integração do conhecimento teórico e prático contribui para consolidação do aprendizado, possibilitando aos participantes da atividade atuar como transformadores da realidade em que se inserem. Objetivou-se, por meio de Excursão Técnica Pedológica, proporcionar aos alunos da disciplina de Ciência do Solo, dos cursos de graduação em Ciências Agrárias, a realização de análises morfológicas em perfis de solos, como instrumento para construção e consolidação de conhecimentos, por meio da troca de experiências entre os participantes. Buscou-se proporcionar discussão de aspectos relativos à gênese, morfologia e classificação dos solos analisados, procurando entender a influência de fatores como clima e relevo, específicos da região, sobre as propriedades do solo, e a aplicação de conhecimentos em taxonomia de solo. A visita de campo foi realizada com alunos da disciplina Ciência do Solo (cursos de graduação - Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia) da Escola Agrícola de Jundiaí, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EAJ/UFRN) à perfis de solos abertos na Fazenda Dominga, na cidade de Caicó/RN, região semiárida do Estado. Na ocasião, os alunos visitaram três perfis de solos localizados em uma topossequência, estrategicamente selecionados e previamente descritos morfologicamente, em campo, e caracterizados em laboratório, e classificados por uma equipe de pesquisadores, professores e alunos. Para a realização da visita foi disponibilizado Roteiro de Excursão Técnica para Descrição Morfológica e Classificação de Perfis de Solos, desenvolvidos por alunos monitores das disciplinas de Ciência do Solo, Fertilidade do Solo e Manejo e Conservação dos Solos. O referido Roteiro continha informações gerais sobre os perfis a serem descritos e classificados, e informações sobre descrição morfológica do solo e os passos necessários para esta atividade. A atividade de descrição morfológica, realizada pelos alunos, constou da separação e medição da profundidade dos horizontes, descrição da cor (seca e úmida), textura, estrutura, poros, consistência (seca e úmida), caracterização da transição entre os horizontes e da presença de raízes. Para classificação do solo observou-se a paisagem, quanto à vegetação, relevo e declividade, que indicam os processos pedogenéticos responsáveis pela formação do solo. Os alunos foram confrontados com questionamentos envolvendo o uso e aptidão dos solos da região, e estimulados a responder baseado nas informações levantadas nas atividades de campo. Além de proporcionar aos alunos ambiente de integração entre os cursos e, também, entre os alunos e a comunidade, a realização desta atividade permitiu que os mesmos estivessem inseridos em ambiente prático, possibilitando a estes conhecimentos sobre uso, manejo e conservação dos solos. A excussão pedológica concretizou-se como ferramenta importante para consolidação dos conhecimentos adquiridos em aulas teóricas, e forneceu aos alunos subsídios para discussões sobre uso e manejo do solo como recurso natural fundamental à atividade agropecuária.