A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO DO SEMIÁRIDO: A EXPERIÊNCIA DO MURAL DAS TECNOLOGIAS SOCIAIS
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 33057 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 203 "inscrito_id" => 1714 "titulo" => "A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO DO SEMIÁRIDO: A EXPERIÊNCIA DO MURAL DAS TECNOLOGIAS SOCIAIS" "resumo" => "O ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar o mural de fotografias das tecnologias sociais como recurso didático produzido no ensino de Geografia na escola do campo do Semiárido e relatar a contribuição desse recurso no processo de ensino-aprendizagem da disciplina no âmbito da área das Ciências Humanas e Sociais. O projeto foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada na comunidade PIO X, no município de Sumé - PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino-aprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que o recurso didático produzido e experimentado nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornou-se um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina em relação a convivência com o Semiárido" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, TECNOLOGIAS SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA7_ID1714_30092017141740.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FABIANO" "autor_email" => "fabiano.geografia@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33057 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 203 "inscrito_id" => 1714 "titulo" => "A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO DO SEMIÁRIDO: A EXPERIÊNCIA DO MURAL DAS TECNOLOGIAS SOCIAIS" "resumo" => "O ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar o mural de fotografias das tecnologias sociais como recurso didático produzido no ensino de Geografia na escola do campo do Semiárido e relatar a contribuição desse recurso no processo de ensino-aprendizagem da disciplina no âmbito da área das Ciências Humanas e Sociais. O projeto foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada na comunidade PIO X, no município de Sumé - PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino-aprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que o recurso didático produzido e experimentado nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornou-se um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina em relação a convivência com o Semiárido" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, TECNOLOGIAS SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA7_ID1714_30092017141740.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FABIANO" "autor_email" => "fabiano.geografia@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }