A DICOTOMIA ENTRE SERTÃO E LITORAL DO NORDESTE: REPRESENTAÇÕES DO FILME “O PAGADOR DE PROMESSAS” (1962)
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 33030 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 204 "inscrito_id" => 694 "titulo" => "A DICOTOMIA ENTRE SERTÃO E LITORAL DO NORDESTE: REPRESENTAÇÕES DO FILME “O PAGADOR DE PROMESSAS” (1962)" "resumo" => "O presente trabalho se dedica a discutir as representações, aproximações e afastamentos, entre o sertão e litoral do Nordeste, a partir da película O pagador de Promessas (1962), direção de Anselmo Duarte. Haja vista, que são mais comuns os estudos que se dedicam as discursões regionalistas das representações fílmicas, sendo assim, percebemos a necessidade de reduzir o campo de análise para compreender o jogo representacional interno de um determinado recorte geográfico intra-regional. Como base teórica, para este estudo, utilizamos Chartier (2002) e Hartog (1999), já para o percurso metodológico optamos por Lagny (2009), Barros (2012) e Santiago Junior (2012). Diante disso, no decorrer do trabalho percebemos uma dicotomia na representação do Sertão e litoral, sendo o primeiro pensado em posição sociocultural inferior, o que podemos perceber é um desprestígio do sertanejo (a), como um sujeito que precisava ser integrado ao desenvolvimento já instaurado no litoral, ou seja, ele seria o “outro”, como suas distorções e discrepâncias, que se diferencia do modelo ideal, fixado na representação do litorâneo, o “eu”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 11 - Arte e cultura- representações do Semiárido" "palavra_chave" => "NORDESTE, REPRESENTAÇÕES, CINEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA11_ID694_30092017142821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DA SILVA ABREU" "autor_nome_curto" => "RAFAEL ABREU" "autor_email" => "abreurs@live.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33030 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 204 "inscrito_id" => 694 "titulo" => "A DICOTOMIA ENTRE SERTÃO E LITORAL DO NORDESTE: REPRESENTAÇÕES DO FILME “O PAGADOR DE PROMESSAS” (1962)" "resumo" => "O presente trabalho se dedica a discutir as representações, aproximações e afastamentos, entre o sertão e litoral do Nordeste, a partir da película O pagador de Promessas (1962), direção de Anselmo Duarte. Haja vista, que são mais comuns os estudos que se dedicam as discursões regionalistas das representações fílmicas, sendo assim, percebemos a necessidade de reduzir o campo de análise para compreender o jogo representacional interno de um determinado recorte geográfico intra-regional. Como base teórica, para este estudo, utilizamos Chartier (2002) e Hartog (1999), já para o percurso metodológico optamos por Lagny (2009), Barros (2012) e Santiago Junior (2012). Diante disso, no decorrer do trabalho percebemos uma dicotomia na representação do Sertão e litoral, sendo o primeiro pensado em posição sociocultural inferior, o que podemos perceber é um desprestígio do sertanejo (a), como um sujeito que precisava ser integrado ao desenvolvimento já instaurado no litoral, ou seja, ele seria o “outro”, como suas distorções e discrepâncias, que se diferencia do modelo ideal, fixado na representação do litorâneo, o “eu”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 11 - Arte e cultura- representações do Semiárido" "palavra_chave" => "NORDESTE, REPRESENTAÇÕES, CINEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA11_ID694_30092017142821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DA SILVA ABREU" "autor_nome_curto" => "RAFAEL ABREU" "autor_email" => "abreurs@live.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }