PLANTAS MEDICINAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
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O presente trabalho objetivou utilizar o conteúdo de plantas do 7ª ano do ensino fundamental II, introduzido no ensino de Ciências, no estudo da morfologia e fisiologia de plantas, como uma forma de proporcionar o ensino-aprendizagem, voltadas para as espécies medicinais nativas e cultivadas. Os dados foram coletados durante os meses de julho e agosto de 2017, através de uma pesquisa semiestruturada realizada individualmente, com 26 alunos na faixa etária entre 10 a 13 anos Assim, as espécies medicinais nativas e cultivadas foram coletadas pelos alunos e posteriormente foi realizado a sua identificação, onde parte da planta ou até mesmo a planta inteira foi identificada para fins medicinais. Os resultados comprovaram que 80% dos alunos não conheciam a diferença entre espécies nativas e cultivadas, onde se constatou que as espécies coletadas pelos alunos foram 70% cultivadas e 30% nativas do bioma Caatinga. Foram coletadas 20 espécies, distribuídas em 14 famílias e 20 gêneros. 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