RESUMO: Nos dias atuais a Educação Ambiental é tratada não só no ambiente escolar, mas também em todos os veículos de comunicação, tais como, jornais, nos programas de televisão, revistas, palestras, entre outros tantos que retratam a sua importância. O aumento demográfico ao longo dos períodos históricos vem aumentando a necessidade de espaços para a organização das sociedades e paulatinamente a expansão do capitalismo vem agravando os problemas ambientais com a introdução no meio ambiente de substâncias nocivas aos seres vivos que prejudicam o equilíbrio ecológico com a abrangência local, regional e mundial. Tratar dessa temática na educação básica, mais especificamente no ensino fundamental é de extrema importância, pois a escola não deve trabalhar só a ideia do desenvolvimento sustentável que, de certa forma, tem uma visão economicista e sim trabalhar na direção da formação de cidadãos sustentáveis com consciência de consumo, conhecedor de suas necessidades e preocupado com o seu futuro e das futuras gerações. Este trabalho teve como objetivo analisar as perspectivas da educação ambiental no ensino fundamental como pré-requisito para formação de um cidadão com menor pegada ecológica. A presente pesquisa foi desenvolvida numa escola pública do município de Patos - PB e mostrou que o professor como formador de opinião possui um papel decisivo na expansão da ideia em busca de uma sociedade sustentável. Nesta percebeu-se que a escola desenvolve projetos com o objetivo de tratar das problemáticas ambientais, muito embora esta abordagem seja ainda de forma tímida.