NOVO ENSINO MÉDIO:
ENTIDADES EDUCACIONAIS E COMUNIDADES DISCIPLINARES/EPISTÊMICAS
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 33665 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 672 "inscrito_id" => 33 "titulo" => """ NOVO ENSINO MÉDIO: \r\n ENTIDADES EDUCACIONAIS E COMUNIDADES DISCIPLINARES/EPISTÊMICAS """ "resumo" => "Entendendo que as políticas educacionais são produções sociais, que acontecem em diferentes contextos, envolvendo diversas demandas com resultados imprevisíveis nosso interesse nesse artigo é analisar as possíveis relações existentes entre as entidades educacionais pesquisadas e as comunidades disciplinares/epistêmicas na constituição das políticas educacionais/curriculares. Considerando as especificidades e inter-relações das/entre as comunidades disciplinares e epistêmicas com suas caracterizações e motivações, as vezes próprias, e outras vezes compartilhadas, nosso interesse não é o de perceber distinções entre uma e outra, mas sim, perceber as relações no movimento de embates e disputas de cada uma no percurso da reforma do ensino médio, desde a MP, passando pelo PLV, até chegar à Lei. Sobre a atuação das entidades, apresentamos as concepções de Goodson (1997) e Haas (1992) a respeito da constituição das comunidades disciplinares e epistêmicas. Sem nos distanciarmos muito das concepções de Goodson e Haas, assimilamos as contribuições de Costa (2012) de que há interesses e demandas que perpassam várias comunidades, não sendo fixa sua formação, nem limitada seu campo de atuação e de luta. Para realização dessa pesquisa analisamos cartas de repúdio, manifestos e notas públicas emitidas pelas entidades ANPED, ANPUH, ANFOPE, ABRAPEC, ALAB, ABECS, ABH, APROFFIB, ANDES, CNTE e FNE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "COMUNIDADES EPISTEMICAS, COMUNIDADES DISCIPLINARES, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, REFORMA DO ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA7_ID33_02102017231750.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KÉLIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KÉLL" "autor_email" => "marykellya@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33665 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 672 "inscrito_id" => 33 "titulo" => """ NOVO ENSINO MÉDIO: \r\n ENTIDADES EDUCACIONAIS E COMUNIDADES DISCIPLINARES/EPISTÊMICAS """ "resumo" => "Entendendo que as políticas educacionais são produções sociais, que acontecem em diferentes contextos, envolvendo diversas demandas com resultados imprevisíveis nosso interesse nesse artigo é analisar as possíveis relações existentes entre as entidades educacionais pesquisadas e as comunidades disciplinares/epistêmicas na constituição das políticas educacionais/curriculares. Considerando as especificidades e inter-relações das/entre as comunidades disciplinares e epistêmicas com suas caracterizações e motivações, as vezes próprias, e outras vezes compartilhadas, nosso interesse não é o de perceber distinções entre uma e outra, mas sim, perceber as relações no movimento de embates e disputas de cada uma no percurso da reforma do ensino médio, desde a MP, passando pelo PLV, até chegar à Lei. Sobre a atuação das entidades, apresentamos as concepções de Goodson (1997) e Haas (1992) a respeito da constituição das comunidades disciplinares e epistêmicas. Sem nos distanciarmos muito das concepções de Goodson e Haas, assimilamos as contribuições de Costa (2012) de que há interesses e demandas que perpassam várias comunidades, não sendo fixa sua formação, nem limitada seu campo de atuação e de luta. Para realização dessa pesquisa analisamos cartas de repúdio, manifestos e notas públicas emitidas pelas entidades ANPED, ANPUH, ANFOPE, ABRAPEC, ALAB, ABECS, ABH, APROFFIB, ANDES, CNTE e FNE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "COMUNIDADES EPISTEMICAS, COMUNIDADES DISCIPLINARES, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, REFORMA DO ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA7_ID33_02102017231750.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KÉLIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KÉLL" "autor_email" => "marykellya@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }