A abertura de novas avenidas impulsiona o aceleramento de ocupação urbana à medida que o poder público urbaniza determinados espaços e a especulação imobiliária atua de forma mais incisiva. Na região do Cariri cearense podemos citar alguns exemplos como a Avenida Leão Sampaio e Avenida Padre Cícero em Juazeiro do Norte que interligaram de forma definitiva a conurbação que originou o Triangulo CRAJUBAR – CRAto – JUazeiro do Norte - BARbalha. Recentemente aberta, a nova Avenida do Contorno margeia grande parte do Rio Salgado dando acesso à divisa de Crato com Juazeiro do Norte até a Estrada Juazeiro do Norte no sentido à Caririaçu.
Visando a construção do sistema viário da Avenida do Contorno/Perimetral em Juazeiro do Norte, as áreas terraplenadas, identificaram como impactos submetidos ao terreno, à ação mecânica das águas das chuvas ficando sujeitos à instalação de processos erosivos. Esse novo corredor urbano secciona a margem direita do Rio Salgado na cidade de Juazeiro do Norte onde os brejos de cimeira estão sendo aterrados para fins de loteamento. Esse processo de ocupação pode agravar ainda mais as inundações na cidade de Crato.
Em Crato está sendo frequente o transbordamento das águas do Canal do Rio Granjeiro, devido o refluxo hídrico que acontece nesses brejos de cimeira à jusante da cidade de Juazeiro do Norte, devido à especulação imobiliária. Para tanto é necessário uma análise desse processo e algumas propostas, como a criação de um Parque Linear, visando sanar os impactos urbanos presentes e resguardar essa área para preservação futura.