Este respectivo artigo é referente a disciplina inserida no componente curricular do curso de Geografia, Estágio Supervisionado II em Geografia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN- CAMEAM. A premissa da contextualização aborda um relato de experiência do Estágio supervisionado II, norteando como imprescindível para a formação docente em geografia. O objetivo do trabalho é analisar a importância do Estágio para a formação do graduando em geografia. O corpus teórico é baseado por: Pimenta (1999), (2000), Callai (2013), dentre outros. Os resultados obtidos constam que o Estágio Supervisionado II é imprescindível para a formação do graduando de geografia, possibilitando a articulação da teoria à prática no espaço escolar, facultando metodologias de ensino que reestrutura a práxis educativa, e impulsiona para uma aprendizagem geográfica significativa para o educando, porventura, a experiência no estágio detectou que cada aluno tem suas especificidade que influenciam o modo como aprendem o saber geográfico, e sentem motivados a frequentarem as aulas de geografia, assim, a função do mediador do conhecimento na educação contemporânea é empoderar os alunos no processo de ensino/aprendizagem, influenciando para atribuir sentido no assunto da disciplina. Para tanto, é preponderante romper com paradigmas que descontextualiza o perfil de aluno contemporâneo que se encontra no espaço escolar. O estágio possibilitou mobilizar materiais didáticos significativos no processo de ensino/aprendizagem como um blog, feito com intuito de mediar o assunto da disciplina de forma diferenciada com postagens de imagens, vídeos contextualizando os assuntos, o jogo como forma de avaliar a aprendizagem dos educandos.