O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROBLEMATIZAÇÃO
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 32941 "edicao_id" => 74 "trabalho_id" => 29 "inscrito_id" => 215 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROBLEMATIZAÇÃO" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo refletir acerca do ensino de Geografia no Ensino Médio. Buscaremos discutir como se encontra o ensino da referida disciplina neste nível, tendo como lócus de pesquisa, uma escola pública do município de Luiz Gomes RN. O nosso percurso metodológico pautou-se em uma revisão bibliográfica acerca do ensino de Geografia no Ensino Médio público no Brasil. Neste intento, revisamos algumas obras de autores, como Cavalcanti (2002), Callai (2010), Oliveira (1998) e Tonini (2011), no intuito de compreendermos a importância da disciplina de Geografia no Ensino Médio. Além da revisão bibliográfica, realizamos uma pesquisa empírica, na escola supracitada com o professor de Geografia e alunos do Ensino Médio. Desta forma, compreendemos o Ensino de Geografia se faz importante no contexto do Nível Médio, uma vez que possibilita ao aluno a sua construção cidadão através da análise espacial em que o indivíduo se vê enquanto sujeito do mundo e que neste precisa intervir. Acrescentamos ainda, que com a pesquisa, percebemos que os alunos continuam desinteressados no ensino de Geografia por não compreenderem a importância deste ensino em seu cotidiano. A disciplina ainda tem sido trabalhada de forma mnemônica e enfadonha de acordo com as reflexões destacadas na pesquisa in lócus." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06. Território, ensino e interdisciplinaridade" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, ENSINO MÉDIO, LUIZ GOMES/RN" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV102_MD1_SA6_ID215_15112017201254.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-09 19:46:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON MATHEUS ANDRÉ DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "matheus.andre1995@hotmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-erespp" "edicao_nome" => "Anais ERESPP" "edicao_evento" => "Encontro Regional de Sustentabilidade e Políticas Públicas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/erespp/2017" "edicao_logo" => "5e49f94e46d83_16022020232414.png" "edicao_capa" => "5f186d3d64d80_22072020134549.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 48 "publicacao_nome" => "Anais ERESPP SEMIÁRIDO" "publicacao_codigo" => "2594-8326" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 32941 "edicao_id" => 74 "trabalho_id" => 29 "inscrito_id" => 215 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROBLEMATIZAÇÃO" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo refletir acerca do ensino de Geografia no Ensino Médio. Buscaremos discutir como se encontra o ensino da referida disciplina neste nível, tendo como lócus de pesquisa, uma escola pública do município de Luiz Gomes RN. O nosso percurso metodológico pautou-se em uma revisão bibliográfica acerca do ensino de Geografia no Ensino Médio público no Brasil. Neste intento, revisamos algumas obras de autores, como Cavalcanti (2002), Callai (2010), Oliveira (1998) e Tonini (2011), no intuito de compreendermos a importância da disciplina de Geografia no Ensino Médio. Além da revisão bibliográfica, realizamos uma pesquisa empírica, na escola supracitada com o professor de Geografia e alunos do Ensino Médio. Desta forma, compreendemos o Ensino de Geografia se faz importante no contexto do Nível Médio, uma vez que possibilita ao aluno a sua construção cidadão através da análise espacial em que o indivíduo se vê enquanto sujeito do mundo e que neste precisa intervir. Acrescentamos ainda, que com a pesquisa, percebemos que os alunos continuam desinteressados no ensino de Geografia por não compreenderem a importância deste ensino em seu cotidiano. A disciplina ainda tem sido trabalhada de forma mnemônica e enfadonha de acordo com as reflexões destacadas na pesquisa in lócus." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06. Território, ensino e interdisciplinaridade" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, ENSINO MÉDIO, LUIZ GOMES/RN" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV102_MD1_SA6_ID215_15112017201254.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-09 19:46:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON MATHEUS ANDRÉ DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "matheus.andre1995@hotmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-erespp" "edicao_nome" => "Anais ERESPP" "edicao_evento" => "Encontro Regional de Sustentabilidade e Políticas Públicas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/erespp/2017" "edicao_logo" => "5e49f94e46d83_16022020232414.png" "edicao_capa" => "5f186d3d64d80_22072020134549.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 48 "publicacao_nome" => "Anais ERESPP SEMIÁRIDO" "publicacao_codigo" => "2594-8326" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }