Artigo Anais ERESPP

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8326

O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROBLEMATIZAÇÃO

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, ENSINO MÉDIO, LUIZ GOMES/RN Comunicação Oral (CO) GT 06. Território, ensino e interdisciplinaridade
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 32941
    "edicao_id" => 74
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 215
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROBLEMATIZAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo refletir acerca do ensino de Geografia no Ensino Médio. Buscaremos discutir como se encontra o ensino da referida disciplina neste nível, tendo como lócus de pesquisa, uma escola pública do município de Luiz Gomes RN. O nosso percurso metodológico pautou-se em uma revisão bibliográfica acerca do ensino de Geografia no Ensino Médio público no Brasil. Neste intento, revisamos algumas obras de autores, como Cavalcanti (2002), Callai (2010), Oliveira (1998) e Tonini (2011), no intuito de compreendermos a importância da disciplina de Geografia no Ensino Médio. Além da revisão bibliográfica, realizamos uma pesquisa empírica, na escola supracitada com o professor de Geografia e alunos do Ensino Médio. Desta forma, compreendemos o Ensino de Geografia se faz importante no contexto do Nível Médio, uma vez que possibilita ao aluno a sua construção cidadão através da análise espacial em que o indivíduo se vê enquanto sujeito do mundo e que neste precisa intervir. Acrescentamos ainda, que com a pesquisa, percebemos que os alunos continuam desinteressados no ensino de Geografia por não compreenderem a importância deste ensino em seu cotidiano. A disciplina ainda tem sido trabalhada de forma mnemônica e enfadonha de acordo com as reflexões destacadas na pesquisa in lócus."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Território, ensino e interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, ENSINO MÉDIO, LUIZ GOMES/RN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV102_MD1_SA6_ID215_15112017201254.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:46:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON MATHEUS ANDRÉ DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON"
    "autor_email" => "matheus.andre1995@hotmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-erespp"
    "edicao_nome" => "Anais ERESPP"
    "edicao_evento" => "Encontro Regional de Sustentabilidade e Políticas Públicas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/erespp/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f94e46d83_16022020232414.png"
    "edicao_capa" => "5f186d3d64d80_22072020134549.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 48
    "publicacao_nome" => "Anais ERESPP SEMIÁRIDO"
    "publicacao_codigo" => "2594-8326"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 32941
    "edicao_id" => 74
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 215
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROBLEMATIZAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo refletir acerca do ensino de Geografia no Ensino Médio. Buscaremos discutir como se encontra o ensino da referida disciplina neste nível, tendo como lócus de pesquisa, uma escola pública do município de Luiz Gomes RN. O nosso percurso metodológico pautou-se em uma revisão bibliográfica acerca do ensino de Geografia no Ensino Médio público no Brasil. Neste intento, revisamos algumas obras de autores, como Cavalcanti (2002), Callai (2010), Oliveira (1998) e Tonini (2011), no intuito de compreendermos a importância da disciplina de Geografia no Ensino Médio. Além da revisão bibliográfica, realizamos uma pesquisa empírica, na escola supracitada com o professor de Geografia e alunos do Ensino Médio. Desta forma, compreendemos o Ensino de Geografia se faz importante no contexto do Nível Médio, uma vez que possibilita ao aluno a sua construção cidadão através da análise espacial em que o indivíduo se vê enquanto sujeito do mundo e que neste precisa intervir. Acrescentamos ainda, que com a pesquisa, percebemos que os alunos continuam desinteressados no ensino de Geografia por não compreenderem a importância deste ensino em seu cotidiano. A disciplina ainda tem sido trabalhada de forma mnemônica e enfadonha de acordo com as reflexões destacadas na pesquisa in lócus."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Território, ensino e interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, ENSINO MÉDIO, LUIZ GOMES/RN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV102_MD1_SA6_ID215_15112017201254.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:46:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON MATHEUS ANDRÉ DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON"
    "autor_email" => "matheus.andre1995@hotmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-erespp"
    "edicao_nome" => "Anais ERESPP"
    "edicao_evento" => "Encontro Regional de Sustentabilidade e Políticas Públicas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/erespp/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f94e46d83_16022020232414.png"
    "edicao_capa" => "5f186d3d64d80_22072020134549.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 48
    "publicacao_nome" => "Anais ERESPP SEMIÁRIDO"
    "publicacao_codigo" => "2594-8326"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir acerca do ensino de Geografia no Ensino Médio. Buscaremos discutir como se encontra o ensino da referida disciplina neste nível, tendo como lócus de pesquisa, uma escola pública do município de Luiz Gomes RN. O nosso percurso metodológico pautou-se em uma revisão bibliográfica acerca do ensino de Geografia no Ensino Médio público no Brasil. Neste intento, revisamos algumas obras de autores, como Cavalcanti (2002), Callai (2010), Oliveira (1998) e Tonini (2011), no intuito de compreendermos a importância da disciplina de Geografia no Ensino Médio. Além da revisão bibliográfica, realizamos uma pesquisa empírica, na escola supracitada com o professor de Geografia e alunos do Ensino Médio. Desta forma, compreendemos o Ensino de Geografia se faz importante no contexto do Nível Médio, uma vez que possibilita ao aluno a sua construção cidadão através da análise espacial em que o indivíduo se vê enquanto sujeito do mundo e que neste precisa intervir. Acrescentamos ainda, que com a pesquisa, percebemos que os alunos continuam desinteressados no ensino de Geografia por não compreenderem a importância deste ensino em seu cotidiano. A disciplina ainda tem sido trabalhada de forma mnemônica e enfadonha de acordo com as reflexões destacadas na pesquisa in lócus.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.