O presente artigo tece considerações a respeito da relevância da dimensão pedagógica no acompanhamento de adolescentes que cumprem Medidas Socioeducativas – MSE, nos Centros de Referência Especializado de Assistência – CREAS. A pesquisa buscou por meio da revisão bibliográfica elementos para tal debate que teve como objetivo compreender as contribuições das práticas educativas no processo de responsabilização de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas de Liberdade Assistida – LA e Prestação de Serviço à Comunidade – PSC, apresentando pontuações a respeito da socioeducação a partir da discussão sobre a ampliação da concepção de educação e formas práticas em que se configura, bem como onde ela pode ser percebida para além do âmbito escolar, e também, como a dimensão pedagógica tem se incorporado as atividades de acompanhamento de MSE, desafios que os profissionais de pedagogia possuem em construir uma representação social junto a equipe técnica de referência sobre a relevância da dimensão educativa para o trabalho com adolescente no processo de responsabilização ao ato infracional que eles cometeram, e acima de tudo, em sua contribuição para a reflexão e sensibilização desses jovens ampliando suas visões de mundo, em vista de prevenir a reincidência ao contato com o mundo da criminalidade. O desafio para a concretização da compreensão da relevância da dimensão pedagógica nesse serviço está na construção de ações e práticas, no estabelecimento da relação interdisciplinar entre as questões debatidas tanto no campo da educação quanto do Social e demais campos do saber que estão presentes no espaço do CREAS.