Resumo:
Discutir sobre a importância da teoria e prática no curso de pedagogia tem um papel importante para a vida do futuro docente. Assim, por meio desse estudo ( de campo e bibliográfico) temos como objetivo relatar experiências que vivenciamos enquanto alunas do curso de Pedagogia, as quais nos subsidiaram à compreensão do trabalho lúdico com as crianças. Acreditamos que, através desse estudo, muitos alunos sejam estimulados a desenvolverem ações que poderão ser aplicadas em sala de aula, e que possam refletir sobre a prática reflexiva e crítica. O relato de experiência explana como foram trabalhadas a teoria e prática no componente curricular Educação Infantil, curso de pedagogia da Faculdade Mauricio de Nassau de Campina Grande, tendo como sujeito da pesquisa a professora Kátia Antero, que proporcionou um mini curso com atividades práticas e lúdicas, as quais os alunos aprendiam a desenvolvê-las e aplicá-las. Assim, com o auxilio desse mini curso tivemos uma oportunidade de explorar o ensino e aprendizagem de maneira significativa. Enquanto metodologia, além das anotações de nossas vivências, fizemos estudos bibliográficos que nos ajudaram a compreender a intrínseca relação dessa temática. Por fim, acreditamos que nosso trabalho contribui consideravelmente para todo aquele que será professor, bem como reforçar para os docentes o quanto é importante aproximar os alunos de uma licenciatura, das práticas as quais estarão vivenciando em campo. Nesse sentido, é essencial que tenhamos o estimulo dos professores para que assim seus alunos aprimorem suas ações sendo primordiais para a sua formação.